Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos



A Culpa É das Estrelas





John Green
John Green




"A culpa  é das estrelas!"

Páginas: 288 ·
Gênero: Romance ·
Formato: 14 x 21 ·
ISBN: 978-85-8057-501-9 ·
Lançamento: 13/05/2014.



“A culpa é das estrelas” é um livro escrito por John Green,  lançado no cinema dois anos depois. O romance narra a história de Hazel Grace, uma adolescente de 16 anos, diagnosticada, desde os 13, com um câncer raro e terminal de tireoide com metástase nos pulmões. Como consequência, ela sai da escola e precisa carregar um cilindro de oxigênio para todos os lados, uma vez que a doença não tem cura e ela também não sabe quanto tempo lhe resta de vida. O peso do diagnóstico e seus efeitos resultaram em baixa autoestima para a garota. Por isso, Hazel é colocada pelos pais em um grupo de apoio a pessoas com câncer. No entanto, em uma reviravolta, Hazel conhece Augustus Waters, um paciente de 18 anos em remissão de um câncer (osteossarcoma). Ele usa prótese na perna devido às consequências da doença nos ossos. Juntos, eles vão viajar e se descobrirem apaixonados, tudo de forma gradativa, sem romantização da doença ou algo que pareça forçado. É uma história de amor que nasce em meio à dor e à sensação de que precisam viver tudo de uma só vez, sem tempo para o depois. Sobre Hazel Grace e Augustus Waters no livro “A culpa é das estrelas” Apesar de ter sido diagnosticada com câncer, Hazel Grace não exalta sua doença nem permite que isso consuma sua vida. Pelo contrário, é uma jovem determinada, com plena consciência de seu futuro, mesmo que isso seja uma dor excruciante. Sua forma leve e irônica de levar a vida se acentua com a chegada do garoto Gus, como Augustus Waters também é chamado. O jovem também não fica atrás no quesito ‘pessoa incrível’ e mostra sua simplicidade, seu encanto, espírito livre e engraçado. Resumindo, a melhor pessoa para se ter ao lado em qualquer momento, principalmente, um momento de tristeza. E o melhor ainda é que ele entende e compreende Hazel, já que ele passou por um câncer e está há 1 ano e meio livre desse mal. A jornada de Hazel e Gus Hazel tinha o sonho de conhecer Peter Van Houten, o autor do livro “Uma aflição imperial”. Era seu livro favorito, mas ela queria entender o final do romance, pois a história termina sem um fim exato. Percebendo o interesse da jovem em viajar para Amsterdã e conhecer o autor da obra “Uma aflição imperial”, Gus decide fazer a viagem junto dela. É nesse período, entre conhecer o autor do livro e as expectativas da viagem, que Hazel e Augustus Waters se apaixonam. O amor no livro “A culpa é das estrelas” nasce de forma natural e gradativa, sem que a viagem pareça um jeito forçado de aproximar o casal. Contudo, o sonho de Hazel se torna uma decepção extrema: Peter Van Houten destrata a moça.  Entretanto, Gus não quer que ela alimente esse momento doloroso, por isso, prepara uma incrível viagem para ambos. É nesse ponto que Hazel descobre que o câncer em seu namorado voltou, e ambos precisam se unir para lutar juntos contra essa doença.
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 20/07/2021


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras