Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Meu Diário
27/08/2018 23h11
"Benefícios da Cúrcuma!"

 

Resultado de imagem para imagens da cúrcuma

A cúrcuma, uma raiz da família do gengibre, é possivelmente uma das

substâncias da Natureza mais benéficas para a Saúde humana. Diversos estudos de alta qualidade mostram que ela oferece resultados importantes para corpo e cérebro. 

A CÚRCUMA CONTÉM COMPOSTOS BIOATIVOS COM POTENTES PROPRIEDADES MEDICINAIS

A cúrcuma é a especiaria que dá ao curry a cor amarela. Tem sido utilizada na Índia há milhares de anos como um tempero e também como erva medicinal.

Recentemente, a ciência começou a apoiar o que os indianos já sabiam há muito tempo. Ela realmente, contém compostos com propriedades medicinais  Estes compostos são chamados de curcuminoides, dentre os quais o mais importante é a curcumina.

A curcumina é o ingrediente ativo principal da cúrcuma. Ela tem efeitos anti-inflamatórios e é um antioxidante muito forte. No entanto, o teor de curcumina na cúrcuma não é tão alto. É cerca de 3% do peso da cúrcuma. 

A maioria dos estudos sobre esta erva utiliza extratos de cúrcuma que contêm em sua grande maioria a curcumina, com dosagens que variam entre 400mg a 1 grama por dia. Seria bastante difícil atingir estes níveis utilizando apenas a especiaria cúrcuma sobre seus alimentos. Portanto, se você pretende obter os efeitos completos, então o ideal é tomar um extrato que contenha quantidades significativas de curcumina.

A curcumina pura não é bem absorvida pela corrente sanguínea. Pesquisadores perceberam que para contornar esta dificuldade, basta consumi-la juntamente com pimenta preta, que contém piperina… uma substância natural que intensifica a absorção da curcumina em até 2000% . Será coincidência que os dois (cúrcuma e pimenta negra) sempre estiveram associados no curry e culinária indiana?

Quando há a associação de curcumina e piperina, a dosagem diária ideal para prevenção e manutenção da Saúde é de 500mg de Curcumina + 100mg de Piperina. A curcumina também é lipossolúvel, então pode ser uma boa ideia ingeri-la com uma refeição que inclua gorduras.

Resumindo: A cúrcuma contém curcumina, uma substância com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes potentes. A maior parte dos estudos utilizou os extratos de cúrcuma que são padronizados para incluir grandes quantidades de curcumina.

A CURCUMINA É UM COMPOSTO ANTI-INFLAMATÓRIO NATURAL

A inflamação é um recurso do organismo para se equilibrar. Ela ajuda o corpo a combater os invasores e também desempenha um papel no reparo dos danos. Sem a inflamação, patógenos como as bactérias poderiam facilmente dominar nosso corpo e nos matar.

Embora a inflamação aguda (de curto prazo) seja benéfica, ela pode se tornar um grande problema quando é crônica (de longo prazo) e se dissemina de modo inapropriado pelos tecidos do corpo.

Acredita-se que a inflamação crônica e de baixo nível desempenhe um papel importante em quase toda doença ocidental crônica. Isto inclui cardiopatia, câncer, síndrome metabólica, mal de Alzheimer e várias doenças degenerativas 

Portanto, qualquer coisa que ajude a combater a inflamação crônica é de importância potencial na prevenção e até mesmo no tratamento destas doenças.

Os estudos demonstram que a curcumina tem forte efeito anti-inflamatório. Ela é tão poderosa que se compara à eficácia de algumas drogas anti-inflamatórias. A curcumina na verdade alveja múltiplas etapas na via inflamatória, em nível molecular.

A curcumina bloqueia o NF-kB, uma molécula que percorre o núcleo das células e aciona os genes relacionados à inflamação. Acredita-se que o NF-kB é um marcador relevante associado à diversas doenças crônicas

Mais estudos que comprovam que a curcumina é uma substância bioativa importante para combater a inflamação em nível molecular

Em vários estudos, sua potência foi comparada favoravelmente às drogas anti-inflamatórias farmacêuticas… sem os efeitos colaterais

Resumindo: A inflamação crônica é conhecida por contribuir com muitas doenças ocidentais comuns. A curcumina pode inibir muitas moléculas conhecidas por desempenhar um papel importante na inflamação.

 


Publicado por Maria Augusta da Silva Caliari em 27/08/2018 às 23h11



Site do Escritor criado por Recanto das Letras