Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"Coitado do meu timo"

Em primeiro lugar é preciso esclarecer que é timo. O timo é uma glândula de secreção interna que nem a medicina sabe muito sobre ela. Fica na parte superior do tórax sob o externo e tem o seu máximo desenvolvimento na época da puberdade e a partir daí sofre um processo de involução. Ele é responsável pelo nosso orgulho,censo,honra e por que não dizer, que é nele que está escondidinha a nossa alma,o nosso coração. Há uma minúscula ponte entre o timo e o coração. Acho que se ele tem seu máximo desenvolvimento na época da puberdade é porque o coração jovem está cheio de sonhos, desejos e emoções prontas a desabrocharem e o ânima desses jovens só se preocupa com o que é de bom,não pensam em fazer mal, tudo é fácil,papai e mamãe dão tudo o que eles pedem,às vezes, sem poderem,só para aparecerem aos amigos! Acham que o futuro só trará alegrias e venturas. Que todos os desejos são realizados num passe de mágica!À medida que esse jovem vai entrando no Mundo adulto e observando que é difícil seus sonhos se tornarem reais, o timo vais se amofinando, ficando triste e tem início um processo de involução pois a partir do momento em que o jovem assume a sua realidade ele observa que os seus valores mudaram,seus sonhos nem sempre se tornam reais e, então, ele entra num processo de alteração dos sentimentos onde tudo era possível,sem dificuldade,tudo vinha à mão e no momento atual ele vê que é preciso correr atrás dos sonhos e assume a idéia de que tudo na vida é uma troca,dar e receber,ganhar,perder, amar, odiar,saúde,doença,viver morrer.Acredito que é por isso que esse grande pequeno pedacinho que está ali, próximo do nosso coração, afeta o nosso viver para melhor ou para pior dependendo do nosso estilo de vida quando nos tornamos adultos, pois estamos vivendo na maioria das vezes com o coração apertado,com mágoa,maus pressentimentos,saudade, amor mal resolvido, falta de dinheiro, longe da família, desempregado,salário baixo, diferença brutal entre despesa e receita,tudo isso afeta a nossa querida glandulazinha, a meu ver a sede das nossas emoções e por que não da nossa alma?
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 20/11/2010
Alterado em 13/12/2015


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras