Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"O Mundo evoluiu? E a Educação?"

Ao contrário do que a maioria aceita e pensa, eu discordo da evolução plena do Mundo atual. Por que, até bem pouco tempo atrás, mais ou menos meio século, as pessoas viviam sem tanta alienação, sem tanta disputa, sem tanta droga, sem tanta casa para abrigar infratores, sem tanta inquietação, sem tanta Lei, as quais surgiram para inovar e acabaram enfraquecendo a evolução?É possível que a maioria não concorde comigo, mas sou adepta dessa ideia. Vou usar o vocábulo “antigamente”. No início do século XX, antigamente, as crianças nasciam fortes e em casa, as mulheres mais velhas ajudando. Dava quase sempre certo. Davam uma colher de óleo de rícino ao recém nascido, e uma dose à mãe. Era o único remédio. Muito chá de ervas. A mortalidade infantil era muito baixa. As crianças cresciam, numerosas, entre muitos irmãos. Os mais velhos tomando a si o cuidado dos menores. Agora vem a diferença! Já aos sete, oito anos já trabalhavam na roça !Enxada pequena, mas enxada! Puxar os bois na época da aração, tratar dos animais, a limpeza da casa, carrear lenha para o fogão, puxar água do poço, enfim, como criança, é claro, mas no trabalho ou pela manhã ou a tarde, sempre após o horário das aulas. Cada família tinha o compromisso de mandar diariamente o filho à escola, sempre com o propósito de que os filhos não trabalhariam tanto no pesado se tivessem estudo. As meninas, nem tanto! Principalmente, no início do século, lá por mil e novecentos e alguma coisa devido a distância,moravam longe da escola.Elas eram preparadas para o casamento.Aos dez anos já davam início a aprendizagem dos bordados, crochês, preparando o enxoval.Brinquedos? Não havia tanto tempo para brinquedo.Nada de brinquedos comprados!Eram carrinhos e bonecas feitas em casa para correr nas lombadas! Aos domingos, os moçoilos iam pelos matos à cata de jabuticaba, cortiça, fruta de macaco e outras. Um dos grandes divertimentos masculinos era a caça de bodoque,arma de caça até para muitos adultos! Todos voltavam para casa com pássaros ou alguma caça que eram limpos e todos comiam com uma bela polenta! A vida na família era muito rígida. O pai era autoridade suprema. Ninguém se atrevia a desobedecer a hierarquia! A união da família era coisa sagrada. Com a modernização,em pleno século XXI, virou uma anarquia geral, começando pela igualdade entre pais e filhos, é liberação geral, ninguém manda em ninguém! Não se respeita mais idoso, nem mesmo o ser humano em geral! Se o pai dá alguma ordem e exige cumprimento dela, muitas vezes é ameaçado pelo filho, mencionando o Juizado de Menores! Ajudar em casa é contra a Lei. Os pais que se lixem, eles são os pais e eles, filhos, não pediram para nascer! Taí velho, to querendo e te vira! Não vá, filha, vo, sim, tu não manda em mim! Uma voz mais firme, para ver se conseguem mudar a opinião dos filhos, é algo que hoje, com a modernidade, só traz problemas para os pais, que são ameaçados pela Lei!  Estando de mãos e pés atados, sem poderem educar os filhos, dar limites, para que cresçam com dignidade para se tornarem homens e mulheres felizes e com princípios morais e éticos. A isso que ocorre hoje, e que chamam de modernidade,é apenas um retrocesso, uma maneira de viver que vem trazendo complicações sérias para a família e para o governo,que está arcando com problemas que poderiam ser evitados, ou pelo menos,minimizados, se não procurassem editar Leis tão desastrosas para embasar a sociedade moderna. Enquanto não der um basta nestas Leis que tudo pode, tudo é possível, estaremos colaborando para a construção de muitas cadeias que não educam ninguém, servem apenas para expandir os vícios e a marginalidade! Que saudade de outrora! Onde os Direitos Humanos, protegiam os humanos direitos.Hoje, dá-se ao contrário. Os humanos direitos são ameaçados e os ameaçadores, tratados com toda a benevolência,afinal, são seres humanos! Que porca miséria!
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 04/12/2010
Alterado em 20/11/2015


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras