Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"A Expansão do Ensino no Brasil"

Desde a década de 70, o Brasil vem brincando de escolarização do povo brasileiro.A partir daí o ensino vulgarizou-se, dizem,universalizou-se e cada vez mais vem surgindo os analfabetos funcionais chegando ao ensino médio sem saber realmente ler, escrever,interpretar e contar. É uma pena, pois exigir que o outro faça aquilo que não quer, dá nisso aí. As expectativas do povo que quer subir na vida sem fazer força, estudando muito menos subiu, não gradativamente, mas em proporções altas.Ele se acostumou com o paternalismo do Governo e a cada dia que passa vai ganhando mais subsídio para trabalhar menos e estudar nem se fala. É verdade que a população aumentou mas a vagabundice e a falta de domínio da família sobre sua prole está aí a olhos nus. De quem é a culpa? Do Governo. Para não sair do páreo e continuar na liderança vai achando meios de agradar, especialmente a população pobre, exigindo que a partir de x anos é obrigatório matricular o filho na escola, ludibriando-os com a bolsa família, Mas esqueceu que sancionou Leis para denegrir a imagem dos pais em relação aos filhos. Que atualmente, os filhos, na sua maioria, fazem o que querem, vão à escola se querem e desejam passar de ano escolar, mas vazios de conteúdos,apenas safadagem e muitas vezes ameaçando o professor que, por enquanto, ainda deseja passar boa formação,mas, ele só, não consegue fazer aquilo que deve ser compromisso em primeiro lugar da família, pois escola e família devem caminhar juntas em benefício da educação, daqueles que essa família quer que seja alguém na vida mas que, atualmente, está deixando tudo para a escola resolver por estarem impotentes e sem voz ativa para dar limites aos filhos.Já estamos vendo há muito tempo, a má formação dos estudantes pelo desempenho profissional na saúde.Qualquer um matricula-se para ser auxiliar de enfermagem,depois faz um cursinho e sobe de posto sem ter sequer as noções básicas e o comprometimento com a sua tarefa diária em função das pessoas que devem ser bem tratadas com a medicação correta sem erro, que se isso ocorre, implica na perda da vida, bem tão precioso doado a nós por Deus. Daqui a pouco estarão os novos médicos, da cota do PROUNI, aí prescrevendo Melhoral ao paciente com diarréia. O anestesista colocando álcool na coluna do infeliz. Pois, para termos bons profissionais é necessário em primeiro lugar uma sequência de estudos da pré escola à universidade,com compromisso e seriedade, levando o estudo como fator principal do seu crescimento social,mas, infelizmente, hoje está difícil, pois a juventude quer queimar etapas de tudo e levar vantagem, esquecendo-se que para subir na vida exige sacrifício, doação e não é do dia para a noite que essa evolução acontece.É preciso garra, determinação e respeito pelo seu semelhante,coisa que, atualmente, é vocábulo quase extinto dos dicionários. Se acontecer uma amostragem séria, fidedigna, a maioria das universidades deveriam ser fechadas ou a cada fim de etapa ser elaborado uma prova para medir o aprendizado daqueles que dizem levar à serio os estudos, porque é possível que lá sejam encontrados milhares de Tiriricas que por não obedecerem ninguém, nem a família, nem as normas das escolas, estão aí, desempenhando funções que comprometem as pessoas que caem naquelas mãos.Defendo até a escolaridade do Tiririca,deputado eleito com milhões de votos,pois é do Norte, lugar onde a politicagem impera e os pobres ficam renegados a sua própria sorte, ao contrário dos estudantes dos outros lugares do país que são privilegiados com escolas de nível, professores preocupados e fazem questão de não entrarem na sala de aula para sorver aquilo que o mestre tem de bom para ensinar,ficando pelo pátio,corredores, espaços vazios onde ficam bem pois, também suas cabeças são vazias, desprendidas de sonhos a serem realizados com seu próprio mérito e esforço através da escola, da educação!
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 08/12/2010
Alterado em 20/11/2015


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras