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O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"Plano de Defesa Civil"

l- Considerações Gerais:Este plano foi elaborado para esclarecer aos professores sobre a importância de um "norte", apesar de que os Órgãos Públicos deveriam ter pensado nisso há muito tempo.

Cabe ao Estado atuação decisiva , organizada , flexível e eficiente quando a existência ou a integridade dos membros da comunidade acha- se ameaçadas por fatores anormais e adversos,afetando- a gravemente ou privando- a total ou parcialmente de atendimento de suas necessidades, enfraquecendo – a e deixando – se levar pelo fatalismo.
Embora programe – se planejamento e isso se faz necessário,sempre haverá calamidades a serem enfrentadas e o exercício de Defesa Civil nas situações previsíveis, constitui preparação e experiência para aquelas que não se pode prever.Todo cidadão em igual medida ,é responsável pelo bom funcionamento da Defesa Civil.É indispensável a participação,colaboração e envolvimento de toda a comunidade não só na fase preventiva de socorro,como na assistencial e / ou na de recuperação.
2 - Justificativa:
Envolver o pessoal docente e administrativo preparando – os e fornecendo – lhes subsídios, sensibilizando – os por todos os meios à participação social, individual e coletiva dos princípios de Defesa Civil, cuja finalidade é limitar em tempo de guerra e paz os riscos e perdas a que está sujeita a população, os recursos, os bens materiais de toda a natureza,incluindo as providências para a reparação dos serviços vitais e preservação em geral da população.
Tendo em vista as atribuições da Secretaria da Educação dentro do primeiro plano que deverá abranger a Coordenação de Programas Educacionais e a divulgação da Defesa Civil e, sendo as Unidades Escolares ,núcleos de irradiação cujo valor já está amplamente confirmado, configura- se a necessidade de tratamento técnico do problema,possibilitando o levantamento, a análise, a prevenção, o socorro, a assistência e a recuperação de modo a permitir o planejamento prévio, a coordenação de esforços apoiados no considerável contingente humano capacitado a preservar o moral da população e restabelecer bem- estar social quando da ocorrência desses eventos.
3 –Objetivos gerais:
Motivar, sensibilizar e envolver a comunidade através de atividades programadas pela escola, a participação na solução de problemas advindos de eventos desastrosos.
4 –Objetivos específicos:
a) Incluir o Programa no Plano Escolar quando se tratar de ação preventiva, em caráter excepcional, sempre que houver necessidade;
b) Incluir o assunto nos conteúdos curriculares das matérias com ela (defesa) relacionadas;
c) Promover através do Grêmio Estudantil, que se encarregará da divulgação e execução ,especialmente junto dos alunos, A PM ., atividades programadas pela escola;
d) Programar e executar palestras, debates,, seminários à comunidade para divulgação e esclarecimentos sobre o Sistema Estadual de Defesa Civil.
e) Esclarecer a importância da participação social junto ao sistema de Defesa Civil, com efetiva atuação e apoio da comunidade numa autodefesa.
f) Informar sobre as causas ,conseqüências e atuações desenvolvidas nos casos de calamidade pública;
g) Incluir nos conteúdos curriculares ações de Defesa Civil especialmente sobre prevenção ,assistência e recuperação;
h) Reconhecer que defesa Civil não é trabalho de um só.Todos, Governo e comunidade devem participar;
i) Reconhecer que é imprescindível a cooperação da comunidade com as autoridades governamentais para resolver problemas advindos de eventos desastrosos;
j) Reconhecer que seja qual for o nível de participação da comunidade nas atividades junto aos órgãos de defesa Civil ela o faz em benefício de sua autodefesa e preservação;
k) Promover atividades comunitárias cujos objetivos sejam sensibilizar ,despertar e preservar o espírito comunitário da população, incentivando – a às atividades integradas conscientes e efetivas para a solução dos problemas de atendimento referentes às calamidades naturais e humanas;
l) Reconhecer que , em princípio, a ação de Defesa Civil tem início na comunidade pelo município, seguindo – se- lhe o Estado e a União;
m) Reconhecer a importância do levantamento ,análise e disponibilidade dos recursos da comunidade, equipamentos sociais que irão compor os meios para a autodefesa;
n) Dispor de condições para apresentar opções à aplicação completa ou parcial de planos conforme as circunstâncias;
o) Reconhecer dispositivos para orientar, quando da aplicação, o emprego rápido de recursos disponíveis;
p) Integrar e incorporar a outros planos, no sentido vertical e horizontal, numa ação conjunta e global;
q) Identificar dentro do plano todas as medidas que poderão ser adotadas em cada uma das fases da ação de defesa;
r) Identificar os postos de prestação de serviços de Defesa Civil para utilização em caráter de emergência;
s) Reconhecer que o sistema de Defesa Civil far - se – á sempre em regime de cooperação e atuação dos organismos municipais, estaduais e federais;
t) Concluir que a preparação de socorro realizada através de conjunto de medidas tomadas em conseqüência do desencadeamento de fatores normais e adversos,destina- se a limitar os riscos e perdas a que estão sujeitos: a comunidade, os recursos e bens materiais,incluindo providências necessárias à reparação dos serviços vitais e de preservação do moral da população.
5 –Conteúdo Específico:
Caracterização de Calamidades
Calamidades naturais:
Geológicas: terremotos, maremotos, tsunamis, erupções, deslizamentos.
Metereológicos :furacões, tornados, trombas d´água, avalanche, inundações, secas, granizo,vendavais, raios, incêndios florestais, geadas.
Siderais: meteoróides.
Origem animal: pragas animais
Origem vegetal: pragas vegetais.
Calamidades Humanas:
Guerra : convencional, de guerrilhas, nuclear, química, biológica ,ecológica , revolucionária,
Transporte : trânsito urbano, trânsito rodoviário, transporte ferroviário,, marítimo , fluvial,aéreo.
Incêndios : urbano, florestal ,portuário , marítimo , em refinaria.
Epidemias e Endemias : impaludismo ,esquistossomose, leishimaniose, filaria, meningite, encefalite, bubônica, varíola, tifo, etc.
Depredação do solo: pastoreio descontrolado,desflorestamento desordenado, má gestão agrícola, detritos industriais e de mineração ,introdução de animais exógenos.
Destruição da flora e da fauna: caça e pesca desordenada, eliminação ou transformação de biótipos, introdução de plantas e animais exógenos ,introdução de parasitas e pragas alóctones, abuso de pesticidas,emprego de herbicidas e desfolhantes.
Calamidades Sociais, perseguições religiosas, políticas, problemas raciais, greves, tumultos e desordens, banditismo urbano e regional, desemprego, mendicância, retenção de gêneros e produtos, pânico, sabotagem ,boatos, falsa propaganda ,subnutrição, condições sub- humanas de trabalho, desaparecimentos de pessoas, migrações, explosões, falhas técnicas, contaminação ,poluição aérea, solo,fluvial e marítima, crise de energia e iluminação, falta de água potável, exaurimento dos combustíveis e dos recursos hídricos, crescimento demográfico e econômico irrestrito.
6 –Sugestão de Atividades:
Apresentamos uma listagem de atividades que o professor selecionará entre elas, aquelas que utilizará como meio para a concretização dos objetivos propostos:leitura oral, individual, dialogada, jogralizada , dramatizada, em grupo,textos complementares sobre o tema abordado,estudo dirigido,composição criadora com estímulo e sem estímulo.
Leitura oral de exercícios ,informações de textos, de artigos de jornal, revistas, leitura e análise de textos, estórias narradas,dramatizações,poesias, jogral, canções populares,estórias inspiradas em vivências, assuntos de jornais, ,revistas, rádio, televisão, cinema, assuntos interdisciplinares, estórias lidas ou ouvidas, textos em prosa e verso, montagem de quadros em que estabeleça relações entre situações e providências e ou medidas de emergência, montagem de esquemas relativos à leitura de textos correspondentes a importância das atividades necessárias para a vida urbana,exercícios com sinônimos e antônimos, comentários de palavras novas, emprego de palavras novas em nomes ou frases,substituição de palavras no texto por sinônimos,uso de glossários, pesquisa na Internet., exercícios ortográficos , organização de um vocabulário ilustrado,produção de pequenos textos(E.F), mais amplos(E.M),recriação de textos, transformação em textos partindo de orações e parágrafos sugestivos, análise e interpretação de textos com levantamento de dados e idéias principais a respeito do tema em estudo. Resumos, sínteses, elaboração de sínteses após completar – se determinados estudos,apresentações , recados e avisos ,comentários, discussões, conversas, instruções, entrevistas, debates,seminários, observações e relatos de situações, visitas, pesquisas, jornais murais, elaboração de organograma mostrando as relações entre o Município,o Estado e a União,elaboração de álbuns de atualidades em que artigos selecionados sobre os assuntos abordados sejam catalogados,comentados e sintetizados pelo grupo,elaboração de quadro demonstrativo de interdependência dos setores comunitários, projeção de slides, filmes, gravuras, preparação de cartazes que contenham preceitos de segurança pessoal, utilização de fotografias, gravuras enfocando o tema em estudo,seleção de artigos de jornais e revistas sobre os assuntos abordados,comentando – os e debatendo – os em grupo, listagem de tarefas e atividades possíveis de realização pela escola, professores e alunos em situações de emergência,Pesquisa de informações que esclareçam as causas determinadas pelas diferenças de clima e de solo das diferentes regiões com conseqüência para o seu desenvolvimento,planejamento de mini-projetos visando o estudo e análise das condições comunitárias,utilização da planta da cidade para realização dos postos de serviços de atendimento.
Bibliografia:Este texto é um projeto como se fôssemos elaborar ações comuns para o dia a dia na sala de aula após estudo feito há 32 anos atrás baseado num script da Comissão Estadual de Moral e Civismo -1978 o qual achei de relevante valia para o professor e hoje coloco à disposição haja vista as intempéries que nosso Planeta está apresentando e com muita violência atingindo a Plano de defesa Civil Professora Maria Augusta da Silva Caliari
l- Considerações Gerais:

Cabe ao Estado atuação decisiva , organizada , flexível e eficiente quando a existência ou a integridade dos membros da comunidade acha- se ameaçadas por fatores anormais e adversos,afetando- a gravemente ou privando- a total ou parcialmente de atendimento de suas necessidades, enfraquecendo – a e deixando – se levar pelo fatalismo.
Embora programe – se planejamento e isso se faz necessário,sempre haverá calamidades a serem enfrentadas e o exercício de Defesa Civil nas situações previsíveis, constitui preparação e experiência para aquelas que não se pode prever.Todo cidadão em igual medida ,é responsável pelo bom funcionamento da Defesa Civil.É indispensável a participação,colaboração e envolvimento de toda a comunidade não só na fase preventiva de socorro,como na assistencial e / ou na de recuperação.
2 - Justificativa:
Envolver o pessoal docente e administrativo preparando – os e fornecendo – lhes subsídios, sensibilizando – os por todos os meios à participação social, individual e coletiva dos princípios de Defesa Civil, cuja finalidade é limitar em tempo de guerra e paz os riscos e perdas a que está sujeita a população, os recursos, os bens materiais de toda a natureza,incluindo as providências para a reparação dos serviços vitais e preservação em geral da população.
Tendo em vista as atribuições da Secretaria da Educação dentro do primeiro plano que deverá abranger a Coordenação de Programas Educacionais e a divulgação da Defesa Civil e, sendo as Unidades Escolares ,núcleos de irradiação cujo valor já está amplamente confirmado, configura- se a necessidade de tratamento técnico do problema,possibilitando o levantamento, a análise, a prevenção, o socorro, a assistência e a recuperação de modo a permitir o planejamento prévio, a coordenação de esforços apoiados no considerável contingente humano capacitado a preservar o moral da população e restabelecer bem- estar social quando da ocorrência desses eventos.
3 –Objetivos gerais:
Motivar, sensibilizar e envolver a comunidade através de atividades programadas pela escola, a participação na solução de problemas advindos de eventos desastrosos.
4 –Objetivos específicos:
a) Incluir o Programa no Plano Escolar quando se tratar de ação preventiva, em caráter excepcional, sempre que houver necessidade;
b) Incluir o assunto nos conteúdos curriculares das matérias com ela (defesa) relacionadas;
c) Promover através do Grêmio Estudantil, que se encarregará da divulgação e execução ,especialmente junto dos alunos, A PM ., atividades programadas pela escola;
d) Programar e executar palestras, debates,, seminários à comunidade para divulgação e esclarecimentos sobre o Sistema Estadual de Defesa Civil.
e) Esclarecer a importância da participação social junto ao sistema de Defesa Civil, com efetiva atuação e apoio da comunidade numa autodefesa.
f) Informar sobre as causas ,conseqüências e atuações desenvolvidas nos casos de calamidade pública;
g) Incluir nos conteúdos curriculares ações de Defesa Civil especialmente sobre prevenção ,assistência e recuperação;
h) Reconhecer que defesa Civil não é trabalho de um só.Todos, Governo e comunidade devem participar;
i) Reconhecer que é imprescindível a cooperação da comunidade com as autoridades governamentais para resolver problemas advindos de eventos desastrosos;
j) Reconhecer que seja qual for o nível de participação da comunidade nas atividades junto aos órgãos de defesa Civil ela o faz em benefício de sua autodefesa e preservação;
k) Promover atividades comunitárias cujos objetivos sejam sensibilizar ,despertar e preservar o espírito comunitário da população, incentivando – a às atividades integradas conscientes e efetivas para a solução dos problemas de atendimento referentes às calamidades naturais e humanas;
l) Reconhecer que , em princípio, a ação de Defesa Civil tem início na comunidade pelo município, seguindo – se- lhe o Estado e a União;
m) Reconhecer a importância do levantamento ,análise e disponibilidade dos recursos da comunidade, equipamentos sociais que irão compor os meios para a autodefesa;
n) Dispor de condições para apresentar opções à aplicação completa ou parcial de planos conforme as circunstâncias;
o) Reconhecer dispositivos para orientar, quando da aplicação, o emprego rápido de recursos disponíveis;
p) Integrar e incorporar a outros planos, no sentido vertical e horizontal, numa ação conjunta e global;
q) Identificar dentro do plano todas as medidas que poderão ser adotadas em cada uma das fases da ação de defesa;
r) Identificar os postos de prestação de serviços de Defesa Civil para utilização em caráter de emergência;
s) Reconhecer que o sistema de Defesa Civil far - se – á sempre em regime de cooperação e atuação dos organismos municipais, estaduais e federais;
t) Concluir que a preparação de socorro realizada através de conjunto de medidas tomadas em conseqüência do desencadeamento de fatores normais e adversos,destina- se a limitar os riscos e perdas a que estão sujeitos: a comunidade, os recursos e bens materiais,incluindo providências necessárias à reparação dos serviços vitais e de preservação do moral da população.
5 –Conteúdo Específico:
Caracterização de Calamidades
Calamidades naturais:
Geológicas: terremotos, maremotos, tsunamis, erupções, deslizamentos.
Metereológicos :furacões, tornados, trombas d´água, avalanche, inundações, secas, granizo,vendavais, raios, incêndios florestais, geadas.
Siderais: meteoróides.
Origem animal: pragas animais
Origem vegetal: pragas vegetais.
Calamidades Humanas:
Guerra : convencional, de guerrilhas, nuclear, química, biológica ,ecológica , revolucionária,
Transporte : trânsito urbano, trânsito rodoviário, transporte ferroviário,, marítimo , fluvial,aéreo.
Incêndios : urbano, florestal ,portuário , marítimo , em refinaria.
Epidemias e Endemias : impaludismo ,esquistossomose, leishimaniose, filaria, meningite, encefalite, bubônica, varíola, tifo, etc.
Depredação do solo: pastoreio descontrolado,desflorestamento desordenado, má gestão agrícola, detritos industriais e de mineração ,introdução de animais exógenos.
Destruição da flora e da fauna: caça e pesca desordenada, eliminação ou transformação de biótipos, introdução de plantas e animais exógenos ,introdução de parasitas e pragas alóctones, abuso de pesticidas,emprego de herbicidas e desfolhantes.
Calamidades Sociais, perseguições religiosas, políticas, problemas raciais, greves, tumultos e desordens, banditismo urbano e regional, desemprego, mendicância, retenção de gêneros e produtos, pânico, sabotagem ,boatos, falsa propaganda ,subnutrição, condições sub- humanas de trabalho, desaparecimentos de pessoas, migrações, explosões, falhas técnicas, contaminação ,poluição aérea, solo,fluvial e marítima, crise de energia e iluminação, falta de água potável, exaurimento dos combustíveis e dos recursos hídricos, crescimento demográfico e econômico irrestrito.
6 –Sugestão de Atividades:
Apresentamos uma listagem de atividades que o professor selecionará entre elas, aquelas que utilizará como meio para a concretização dos objetivos propostos:leitura oral, individual, dialogada, jogralizada , dramatizada, em grupo,textos complementares sobre o tema abordado,estudo dirigido,composição criadora com estímulo e sem estímulo.
Leitura oral de exercícios ,informações de textos, de artigos de jornal, revistas, leitura e análise de textos, estórias narradas,dramatizações,poesias, jogral, canções populares,estórias inspiradas em vivências, assuntos de jornais, ,revistas, rádio, televisão, cinema, assuntos interdisciplinares, estórias lidas ou ouvidas, textos em prosa e verso, montagem de quadros em que estabeleça relações entre situações e providências e ou medidas de emergência, montagem de esquemas relativos à leitura de textos correspondentes a importância das atividades necessárias para a vida urbana,exercícios com sinônimos e antônimos, comentários de palavras novas, emprego de palavras novas em nomes ou frases,substituição de palavras no texto por sinônimos,uso de glossários, pesquisa na Internet., exercícios ortográficos , organização de um vocabulário ilustrado,produção de pequenos textos(E.F), mais amplos(E.M),recriação de textos, transformação em textos partindo de orações e parágrafos sugestivos, análise e interpretação de textos com levantamento de dados e idéias principais a respeito do tema em estudo. Resumos, sínteses, elaboração de sínteses após completar – se determinados estudos,apresentações , recados e avisos ,comentários, discussões, conversas, instruções, entrevistas, debates,seminários, observações e relatos de situações, visitas, pesquisas, jornais murais, elaboração de organograma mostrando as relações entre o Município,o Estado e a União,elaboração de álbuns de atualidades em que artigos selecionados sobre os assuntos abordados sejam catalogados,comentados e sintetizados pelo grupo,elaboração de quadro demonstrativo de interdependência dos setores comunitários, projeção de slides, filmes, gravuras, preparação de cartazes que contenham preceitos de segurança pessoal, utilização de fotografias, gravuras enfocando o tema em estudo,seleção de artigos de jornais e revistas sobre os assuntos abordados,comentando – os e debatendo – os em grupo, listagem de tarefas e atividades possíveis de realização pela escola, professores e alunos em situações de emergência,Pesquisa de informações que esclareçam as causas determinadas pelas diferenças de clima e de solo das diferentes regiões com consequência para o seu desenvolvimento,planejamento de mini-projetos visando o estudo e análise das condições comunitárias,utilização da planta da cidade para realização dos postos de serviços de atendimento.
Bibliografia: Comissão Estadual de Moral e Civismo -1978
Este plano foi baseado em estudos feitos há 32 anos atrás quando achei de suma importância o seu conteúdo dando dicas para se produzir ações que venham socorrer pessoas atacadas por rebelações da nossa Natureza Mãe tão espesinhada pelos humanos mas que sabe se vingar na hora certa sem dó nem piedade.








 
Maria Augusta da Silva Caliari e EMC das Escolas Paulistas-Pesquisa
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 01/02/2011
Alterado em 21/11/2015


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