Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


Por que envelhecer?

Afinal, a velhice segundo a Organização Mundial da Saúde é a idade dos sessenta e cinco anos em diante., sendo considerada como aquela em que a pessoa presta muito pouco como gente,como ser hu-mano.Que bobagem!Esta fase da vida é rica em perspectivas e experimentada também em fracassos,sendo um processo contínuo para o qual a pessoa deve preparar-se para enfrentar o dói ali, aqui e acolá que vêm se acumulando desde os primórdios da vida! Mas, nem por isso, deve entrar num ostracismo e ficar esperando a morte, já que tem poucas expectativas! É uma fase da vida que deve ser vivida com felicidade, qualidade, amor e estar sempre ao lado da família. Graças a Deus as coisas mudaram! Atualmente os velhos nem se lembram da idade cronológica! Procuram viver bem, amando, passeando, aproveitando o tempo restante de vida com dignidade! Envelhecimento e idade cronológica não combinam, ainda bem! A idade cronológica não serve mais como índice para determinar isoladamente o critério da velhice! Idade cronológica e velhice não são mais sinônimos!Podemos até comparar jovens que têm a cabeça mais cheia de problemas do que muitos idosos.Eles não têm um norte na vida, buscam não sabemos o quê! E o desregramento dos hábitos? Imaginem se uma pessoa velha menospreza a vida! Nem pensar! Cada minuto dela é usufruído como se fosse o último! Valorizam tudo e todos e nunca deixam de aprender aquilo que é novo, dentro das possibilidades! Nossa melhor idade atual é de causar inveja a muitos jovens! Ainda bem que os tempos mudaram! Cada pessoa idosa saudável considera ter sessenta e cinco anos ou até mais como limite inicial de uma nova fase e não uma doença como antigamente! As pessoas nesta fase, considerada a melhor idade não podem deixar que nada faça com que fiquem desmotivadas, estressadas, achando que a vida não tem mais significado mas, viver sim, e enquanto puderem aproveitar essa fase maravilhosa, bem resolvida, sedimentada pelo crescimento na sua verticalidade, passando os ensinamentos a essas criaturas que não conseguem por si sós buscarem a felicidade! Pois é! Velho, velho nada! Velho é trapo! Cada fase da vida é linda se bem vivida! Às vezes, fico triste com o Criador por achar que Ele deveria deixar o ser humano para sempre, eternamente, neste Mundo maravilhoso desfrutando das maravilhas que Ele criou e que tantos não conseguem entender, nem respeitar!
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 19/03/2011
Alterado em 21/11/2015


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras