Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"Por que tanto rapapé com crianças?

É lamentável! Mas é preciso de vez em quando educar uma criança! Para isso, é bom um castiguinho uma vez ou outra. Sabem por quê? Para os mais pequeninos a noção de bem ou mal é vaga e confusa. É necessário, no entanto, empregá-los o menos possível ou nunca, as palavras castigo ou surra. Eles, bem depressa, provocam um ambiente de mal estar porque uma criança não deve obedecer, nunca, por imposição,mas sim, pela razão! Mas para isso é necessário essa criança ter uma família equilibrada, com pais que além de se amarem terem compromisso moral para quererem o melhor à criança. E ela não é boba! Ela sabe muito bem o que quer, como conseguir tudo!Se bem orientada,desde pequenina, com tudo na hora certa, jamais fará algo que deva receber castigo. Aprenderá no dia a dia que há uma hierarquia a ser seguida em todos os segmentos sociais, tendo início na casa dela. Quando, por exemplo, um adolescente tem a sensação de que fez algo por coação, ele apressar-se-à, assim que se julgar bastante forte, a não voltar a fazê-lo só para mostrar a sua independência! É muito importante ensinar as crianças, que quando houver castigo, ele será uma consequência lógica de alguma recusa em deixar de cumprir determinado procedimento solicitado. Se por acaso, esse castigo vier a acontecer ,é óbvio, que primeiramente devemos trocá-lo por um bom papo,com cuidado, mostrando um novo modo de agir, apenas referindo-se ao castigo numa hipótese de reincidência! Conversar, dialogar, dialogar muito! Não esquecendo que o modelo de pais centrados para a criança,especialmente no lar, onde ela passa a maior parte do tempo é indispensável para um crescimento sadio, sem necessidade de ameaças ou castigos propriamente ditos. Criança sabe o que quer! Às vezes, tenta chantagear para se dar bem, não é? Com bons modelos a criança não provará castigo em todas as etapas da vida! Se por ventura isso acontecer por algum desrespeito forte, por fazer algo que não devia, não faça uma guerra, gritaria! É bom ficar calmo naquele momento e não comunicar à criança, as consequências daquele ato, pois, se assim agir dará tempo de refletir, encontrar um caminho, uma solução mais sensata e até ponderar mais sobre a tal gravidade do feito, isso, por que sempre costumamos a agir com certos exageros. Portanto, assim como Cristo é o trigo novo, as crianças serão os novos grandes homens que, também, acertarão e errarão em todas as etapas da vida, mas sempre procurando acertar mais!
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 19/03/2011
Alterado em 21/11/2015


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras