Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

Letra de forma(imprensa), ou letra cursiva?

O questionamento é:“Letra de forma,(imprensa), letra cursiva...”(letra de mão)

Estou indignada! Neste país de analfabetos funcionais, os mestres da Língua Portuguesa, ainda não entenderam que o mais importante é a pessoa ler,escrever e interpretar,seja lá o tipo de letra que escolher, que o importante é se comunicar! Acredito que esses sabichões da língua estão querendo é deixar o povo cada vez mais analfabetos, mancomunados com os políticos, a fim de tirarem proveitos eleitorais, pois o analfabeto é voto de cabresto. Essa polêmica causa náuseas nas pessoas que lutam e lutaram por uma educação de qualidade que até o momento, em pleno Século XXI, ainda não acontece.Por que esses magnatas da língua não elaboram uma metodologia eficiente nos padrões da língua portuguesa, com letra cursiva ou de forma,maiúscula ou minúscula, para que o nosso alunado saia do primeiro ano escolar lendo e escrevendo? Elaborem um manual para a alfabetização,mas um manual de verdade, sem frescura, que atinja toda a população brasileira! A sociedade culpa os alfabetizadores, mas a maioria deles se empolga com essas teorias que aí estão e não conseguem mais interagir com a língua de maneira correta. Daqui a pouco vão, esses magnatas implicarem com a ordem alfabética, não acham?Se os professores não se conscientizarem de que todos são alfabetizadores e não se posicionarem a favor de uma alfabetização consciente como acontecia no passado, a educação brasileira não terá jeito nunca! Antigamente não havia um Mundo aberto na Comunicação. As crianças aprendiam através da força de vontade do professor, do apoio de uma cartilha e em seguida estavam lendo em livros e revistas,ou seja, o que estivesse escrito próximo a elas.A maioria, desde cedo lia a Bíblia,pois ela era o Livro da família. Hodiernamente, as crianças desde que saibam se posicionar sentados já estão na frente do computador,digitando à maneira delas, pois a Microsoft Office Word ensina uma variedade de letras. O que a criança precisa é de uma orientação sobre ordem alfabética, pois tudo se processa no cérebro, já que a aprendizagem de tudo é um processo mental e lógico e deve seguir passos para que seja processado de maneira correta. No início da alfabetização a escola deve escolher com os alfabetizadores um tipo de letra e trabalhar muito com as crianças sem deixar de apresentar a elas os outros tipos,mesmo por que grande parte delas estão em contato com essa variedade via computador. Porém, é a escola a responsável pela alfabetização até o presente momento, mas daqui a pouco podem tirar esse privilégio dela! Então, a ideia correta é alfabetizar, seja com a letra a, b,ou c.Com o decorrer do tempo, inclusive com o auxílio da Arte as crianças vão aprendendo as variedades e tudo será maravilhoso porque no pequeno grande cérebro delas está ordenadamente uma alfabetização pela ordem das letras e essa criança sentir-se á segura diante de um texto, pois foi bem alfabetizada!

 
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 16/08/2011
Alterado em 14/12/2015


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras