Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"A saúde continua doente"

Infelizmente, apregoam inúmeras vezes, centenas de vezes, que estão a cada dia mais investindo na saúde pública! A semana passada ouvi um comentário entre duas senhoras no ponto de ônibus. Uma delas, furiosa, pois naquela dia fora avisada por um dos responsáveis pela saúde do município,após dois anos de espera, que sua consulta com o dermatologista estava marcada para o dia seguinte àquele do encontro. A minha indignação é que se uma pessoa com um problema de pele fica dois anos aguardando uma vaga no ambulatório para ser examinada, é possível que o problema se torne muito sério. Esta criatura pode ganhar um câncer, uma amputação, ou algo mais!Não vou declinar o nome deste município,mas dá uma vontade louca de chegar lá agarrar o diretor da saúde, pelo pescoço e dar-lhe uma grandiosa surra! Em seguida ir até ao prefeito, a famosa autoridade máxima do município, chamá-lo de ladrão, insensível, safado e todos os adjetivos pejorativos possíveis,porque não é possível, não dá para acreditar no que ouvi entre aquelas duas criaturas de aspecto sofrido,desamparadas e uma até sugerindo receitas caseiras para minimizar o problema de pele da outra. Isso é muito bom, pois com a saúde pública do jeito que está, é bom saber receitas caseiras para tentar curar pelos próprios meios as mazelas adquiridas ao longo da vida. Minha vontade é ir investigar para constatar o que ouvi e me deixou triste, mas minha mãe sempre dizia que quem mexe com criança amanhece mijado. E se eu vou investigar e sobra para mim? Lamentavelmente sabemos que não há invenção no que ouvi, mas se chegarmos a vias de fato, vamos só reforçar aquela de que os homens sérios são castigados pelo menor ato praticado, mas o grande infrator sempre arranja desculpas cabíveis para a Justiça e sai ileso, sem mácula, de cabeça erguida e quem levantou a lebre, se não tiver provas concretíssimas, e além do mais, palpáveis,muito bem registradas, se dana e entra num labirinto difícil de explicar! Que Deus se apiede das criaturas com problemas sérios de saúde porque a saúde pública anda mais doente do que nunca e está se preparando para ficar ainda pior! Será que a corrupção não tem fim? Ela sobe e desce, desce e sobe e não sai da rota.Anjinhos de Deus, faça com que errem esta rota amaldiçoada para naufragarem sem direito à sobrevivência!
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 30/11/2011
Alterado em 14/12/2015


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras