Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"A força política impulsiona um país ao desenvolvimento ou não!"

o final do século XX foi marcado por uma das maiores crises da História da Humanidade, uma crise que ameaça mergulhar-nos numa nova idade de trevas, que poderá fazer empalidecer,diminuir aquela de meados do século XIV, lá bem longe de nós,porém os acontecimentos daquela época, nem se comparam com os de hoje e do Século passado,mesmo sendo no final, porque a tecnologia evoluiu um milhão por cento. Naquela aconteceu a Peste Negra e na eliminação de mais de um terço da população da Europa. A diferença é que, naquela época, a Humanidade não dispunha de conhecimento e meios para, por exemplo, deter uma epidemia de peste bubônica como a da Peste Negra. Hoje, ao contrário, pela primeira vez na História, temos condições materiais de solucionar praticamente todos os grandes problemas que têm acompanhado a Humanidade em sua evolução - a fome, as doenças epidêmicas, a pobreza e a miséria. Mas o que terão a prometer nossos podres políticos, (nem todos) se as mazelas forem erradicadas?É uma falação só, mas sabemos que é possível assim que a vontade política se pronunciar! Há mais de dez anos o próprio Banco Mundial, no seu relatório de 1998 sobre o desenvolvimento mundial, admite que com investimentos anuais da ordem de 100 bilhões de dólares, seria possível erradicar a pobreza e a miséria de todo o planeta. Ora, apenas o Brasil irá gastar este ano dois terços desta quantia com o serviço de sua dívida interna e externa - quer dizer, em lugar de combater a pobreza, aplacamos o apetite voraz da usura financeira.
Existem também estudos sérios indicando que em menos de uma geração, seria possível proporcionar a cada habitante do planeta, em uma população maior que a atual - que é da ordem de seis bilhões de pessoas -, um padrão de vida pelo menos igual ao de um cidadão estadunidense de meados da década de 60 - que era bem superior ao atual. Se isto não ocorre, não é pela escassez de recursos naturais, humanos ou financeiros, ou por causa da "fragilidade" do meio ambiente, mas da escassez de vontade política entre os poderes hegemônicos e as classes dominantes na maioria dos países do planeta. Que Deus se apiede de nós!


 
Maria Augusta da Silva Caliari e Pesquisa via Google-Internet
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 03/01/2013
Alterado em 13/12/2015


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras