Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


“Curiosidades da Igreja”

A tonsura era uma exigência da Igreja Católica até algumas décadas atrás. Todo padre era obrigado quando ia ao barbeiro solicitar a raspagem de um círculo sobre a cabeça para identificá-lo. Assim que a batina tornou-se opcional, logicamente, a tonsura também saiu da obrigatoriedade. O antigo hábito das tonsuras é exatamente a mesma prática proibida pela Torá, e que era realizada na Babilônia em conexão com a adoração ao deus-sol. Sobre o rito da tonsura, a Enciclopédia Católica afirma: “Um ritual sagrado instituído pela Igreja através do qual um cristão batizado e crismado é recebido na ordem clériga através da raspagem de seu cabelo e do investimento da túnica. A pessoa assim tonsurada torna-se participante dos privilégios e obrigações comuns do estado clérigo e está preparada para a recepção de ordens”. (Tonsure). A exemplo do que acontecia na antiga Babilônia, a tonsura romana era coberta por um solidéu. Sobre esse hábito, Hernandez escreve: “Tonsura - O ato de raspar a cabeça para representar o tomar votos ou ordens religiosas”. Praticada tanto pelos pagãos, quanto por budistas e “cristãos”, a tonsura precisava de proteção – uma das principais razões pelas quais o solidéu passou a ser usado pelos clérigos religiosos em todo o mundo Embora a tonsura tenha saído de moda na Igreja Católica, o uso do solidéu permanece. Curiosamente, o termo “solidéu” deriva de “soli deo”. Hoje em dia, o Vaticano jura que “soli deu” significa “somente deus”. Todavia, o termo “soli deo” no latim também pode significar “deus sol.” Apesar dessa aparente ambiguidade, não há dúvidas quanto à origem real do termo, por dois motivos.
O primeiro, porque, como visto, a prática do solidéu começou a se popularizar através da religião dos mistérios de Mitra, uma divindade solar.
O segundo porque, contrariando as explicações atuais do Vaticano, o famoso mural de Mitra no Vaticano traz a inscrição “Soli Invicto Deo” (deus sol invencível). Portanto, pode-se perceber sem qualquer sombra de dúvida que “solidéu”, ou “soli deo”, significa literalmente “deus sol”. Contudo,é bom lembrar que as igrejas ou templos como queiram precisam ser desbancados do luxo,pois onde se prega a simplicidade,a distribuição igualitária e a comunhão com o povo de Deus,a solidariedade , as ações desta não condizem com tamanha riqueza depositada no Banco Religioso da Santa Sé em Roma ou no Vaticano,como queiram, não acham?

 
Maria Augusta da Silva Caliari e Pesquisa via Google-Internet
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 18/01/2013
Alterado em 12/12/2015


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras