Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"Espetáculo deprimente!"

Que horror! É indescritível a situação dos deficientes mentais no Brasil. É um espetáculo deplorável que deixa as pessoas estarrecidas pela falta de compaixão, de solidariedade, sei lá mais como denominar tamanha falta de amor pelo ser humano! Pasmem! Em um hospital com uma fachada bem cuidada, área arborizada, jardim florido, externamente um primor! Se você tem coragem entre lá para uma visita àqueles cristãos desprovidos de saúde mental! São centenas de criaturas vivendo à margem da sociedade, maltratadas, exploradas, algumas trabalhando sem remuneração no setor de limpeza, lavanderia e jardinagem. Os maus tratos vão de bofetadas à pontapés,arrancando até os dentes de vários pacientes.Como pode um hospital dirigido por um médico ser tão desprovido de qualidade como se as pessoas que lá dão entrada fossem seres inanimados!Por aonde andam as pessoas responsáveis pelo bom andamento e cumprimento das obrigações nesses lugares destinados a melhorar a saúde dessas pessoas? É preciso uma fiscalização com urgência para assim dar início as melhoras desta falta de qualidade!São seres humanos que perdem a vida, pedem por alimento e com a maior simplicidade desejam e gritam por um pedaço de pão arrastando-se pelo chão completamente nus. A maioria vive amontoada e à noite, hora sagrada do descanso, se acomodam completamente nus em camas sem colchões e sem sequer um mísero cobertor para minimizar o frio, levando alguns deles à morte por causa das baixas temperaturas. Meu Deus, que tristeza! Além de desprovidos de consciência, passam fome, frio, amontoados como se fossem vermes que se acomodam uns aconchegados aos outros para mais uma noite interminável! Será que o Ministério da Saúde não repassa verbas ao Estado e este aos municípios que devem ser destinadas a esse tipo de internação?Será que essa verba se destinada é desviada a outros departamentos e a saúde mental fica em último plano porque a maioria dos brasileiros, inclusive os chefes da Saúde no Brasil, acham que esses cidadãos que por um desvio de sua saúde mental não merecem ser tratados e sim jogados em um recinto para que lá morram à míngua, inclusive sem atendimento das necessidades básicas,priorizando a alimentação? Chegamos ao fundo do poço! Criaturas minimizando a fome ingerindo fezes que são encontradas pelo pátio, como se diz: “a Céu aberto!” Parece que nossas autoridades fecham os olhos e não querem ver e nem sequer projetar melhorias àquelas Instituições destinadas a se não curar, mas tentar melhorar esta situação tão triste, cuidando-as como pessoas que merecem respeito e dignidade! Parece que se dão por satisfeitos em esconderem esses cristãos em uns chiqueiros, que se é de suínos para abate ou criação, são tratados à pão de ló,vacinados e protegidos enquanto em algumas casas que se dizem específicas para o tratamento da saúde mental as pessoas são jogadas, escondidas como se fossem pragas que podem assolar um país! Que Deus tenha piedade daqueles cristãos que estão lá em um hospital no interior do nosso grande estado paulista! Se esse recinto chamado de hospital não tem as mínimas condições de atendimento, que feche as portas em sinal de protesto, bote a boca no trombone a fim de receber verbas para dar uma condição digna aos doentes, mas não sacrifique as criaturas que clamam por socorro como aquele que grita por um pedaço de pão!
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 25/01/2013
Alterado em 12/12/2015


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras