Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"Arcaísmos"

“Arcaísmo”
Espero que todos saibam que é arcaísmo.Se não sabem ou esqueceram aí vai um conceito bem fácil de registrar em suas mentes cansadas de tanto arcaísmo! Vamos lá: são palavras ou expressões antigas que deixaram de ser usadas na linguagem do dia a dia atualmente. Pois é, as palavras, queiramos ou não ,elas não desaparecem dos falares de um dia para outro.Aliás, nenhum fenômeno linguístico é criado ou esquecido repentinamente.É um processo lento e demorado essas mutações no idioma.Esse processo é explicado porque surge uma geração de pessoas,numa época qualquer e começa a abandonar uma palavra, a representando por outra ideia que ela designa e com isso a geração seguinte irá conhecer aquela palavra ainda menos e chega a um ponto em que ela já não será mais conhecida senão das pessoas da época em que tal palavra era comum e com isso,muitas delas vão para o túmulo com essas pessoas.Por isso é bom lembrar de que não é bom empregar,fazer uso de arcaísmos.Para quem escreve ao público é preciso ter em ente, que o objetivo primordial é ser compreendido,pois arrisca-se a não alcançar aquele objetivo arriscando-se a empregar palavras ou expressões que já estão fora de moda. Ilustrando o argumento:”...respondes-me como se estivéssemos no tempo d’el rei Agamenom (orig.da l.Port.,p.93)”.Isso denota um pedantismo literário,uma mania de querer ser o tal! Porém, é possível empregar arcaísmo desde que um autor possuindo justa medida das coisas, só use de formas antigas quando necessário ou cujo sentido ressalte com facilidade do próprio contexto e declare justa ou aproximada uma significação. É o caso de se pensar nas palavras que se arcaízam e com o tempo renascem em outras derivadas continuando a viger e viçar e até conservando o mesmo aspecto,as mudando de significação. Não podemos esquecer que os arcaísmos podem ressuscitar em todas as línguas, operando-se por meio do povo que conserva na memória o que foi banido da linguagem acadêmica e em dado momento os põem de novo em movimento em seus scripts, mas há os que passam a analisá-los como vulgares. Mas para que os arcaísmos aconteçam, na maioria das vezes existem as causas para determinar essa arcaízação. Por exemplo, quando desaparece uma instituição,um costume, um objeto: vassalo, feudal ouvidor/o que dependia de um senhor feudal, regime, antigo magistrado da época do período colonial, nosso juiz hodiernamente.( significados pela ordem). Também, podemos ressaltar a sinonímia ou o neologismo: punçante- pungente arteirice- astúcia. Há os que apresentam sentido especial,por exemplo,físico-médico, degredos- decretos.Ha casos de homonímia: cá-aqui, ca- por causa de cá,aqui.É bom pararmos por enquanto. Mas é bom lembrar de que esses arcaísmos têm subdivisão: Os chamados léxicos ou de palavras, sintáticos ou de construção. Bem complicadinho! Acho melhor passarmos para “Neologismos”, na próxima e deixarmos os arcaísmos por aqui. Não acham? Nossa Língua é linda, mas complicada! Para mim, o que importa e a “Comunicação”! Entendermos o outro e ele a nós! Não é?
Sinonímia: relação entre palavras sinônimas; neologismo: palavra ou expressão nova ou antiga com sentido novo;homonímia: palavra que se pronuncia e/ou escreve da mesma forma que outra, mas de origem e sentido diferentes. ( gramática histórica- Ismael de Lima Coutinho-Biblioteca brasileira de Filologia- arcaísmos e neologismos:p.210 e 11;dicionário: Minidicionário da Língua Portuguesa: Aurélio B. de H. Ferreira- editora Nova Fronteira


 
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 15/05/2013
Alterado em 12/12/2015


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras