Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"Aparecimento do homem de cor negra!"

Vamos refletir sobre o assunto? É polêmico,mas indecifrável,não acham?A origem das diferenças de cor da pele nos humanos tem sido alvo de muitos estudos .Essas pesquisas levam a crer que quando o homem moderno(homo sapiens)surgiu na África ,há cerca de 150 mil anos ,todas as pessoas tinham a pele negra.
Cientistas de diversos países decidiram iniciar em 1990, um projeto ambicioso: identificar o código genético contido nas células humanas.
Como e esse código que define tudo que somos desde a cor dos cabelos ao tamanho dos pés,o trabalho com amostras genéticas colhidas em várias partes do mundo está ajudando também a entender as diferenças entre etnias humanas.
Este projeto é chamado de Projeto Genoma Humano e desde o seu início não parou de produzir novidades cientificas ,porém, a mais importante e a confirmação genética de que o homem surgiu realmente na África .
Com a migração para a Ásia e Europa ,foram surgindo as diferentes tonalidades de cor de pele,de lá para cá,os únicos retoques que a nossa espécie sofreu foram pequenas adaptações aos diferentes ambientes,mudanças exteriores para lidar com lugares mais frios,secos ou com ventos mais fortes.
A adaptação provavelmente surgiu por volta de 1,6 milhão de anos atrás para esfriar o corpo de alguns dos nossos ancestrais ,que começavam a ser tornar mais ativos e a fazer longas caminhadas .Uma mudança levou a outra , células que produziam melanina ,antes restrita a algumas partes descobertas ,se espalharam por toda a epiderme.
Melanina: é a dominação genérica de uma classe de compostos protéicos existentes nos reinos Animal,Vegetal e Protista e cuja principal função e a pigmentação e proteção contra a radiação ultravioleta ,é a melanina que por exemplo,confere pigmentação a pele ,aos olhos e aos cabelos dos mamíferos.
Quem tem muita melanina e da cor preta, quem tem pouca melanina e da cor branca e quem não tem melanina e denominado albino.
Uma curiosidade: Existem duas classes principais de melanina uma e a Eumelanina, de cor acastanhada ou preta e a outra e a Feomelanina de cor avermelhada ou amarelada.
A eumelanina e mais eficiente de que a feomelanina, por isso, o câncer de pele e mais comum em pessoas de pele clara.
A maioria dos cientistas acredita que o escurecimento da pele foi uma adaptação que
evoluiu como uma defesa contra a radiação solar ultravioleta, a melanina é uma substância eficaz contra esta radiação .
A distribuição geográfica da cor da pele correlaciona com os níveis ambientais de raios UV.
A pele humana tem capacidade de escurecer ( bronzear) em resposta á exposição a raios UV, um exemplo e irmos a praia , a exposição ao sol faz com que a melanina trabalhe para proteger a pele das radiações solares.
Além de tornar a pele escura a melanina absorve os raios ultravioletas do sol e faz com que perca energia.
Enquanto os humanos modernos estavam restritos a África a melanina funciona bem para todos, (muito sol mais melanina para proteger a pele) com a migração, em regiões menos ensolaradas a pele negra começou a bloquear demais os raios ultravioletas. Esse tipo de radiação e nocivo a quase em quase todos os aspectos, mas têm um papel essencial no organismo que e iniciar a formação na pele de vitamina D necessária para o desenvolvimento do esqueleto e a manutenção do sistema imunológico.
A tendência então foi que populações que migraram para regiões menos ensolaradas desenvolvessem pele mais clara para aumentar a absorção de raios ultravioletas do sol, em regiões intermediárias o truque evolutivo foi o bronzeamento (uma camada temporária de melanina para proteger o *folato em épocas de sol e produzir vitamina D ,ou seja , de acordo com novos estudos a cor da pele é apenas uma forma de regular nutrientes.Por isso os diferentes tons de pele.
O geneticista italiano Luigi Luca Cavalli Sforza, um dos pioneiros em estudo de genética de populações diz em seu livro Genes, Povos e Línguas que ao se espalhar pelo mundo os seres humanos tiveram de lidar com todo tipo de ambiente e o principal elemento a se adaptar aos extremos de temperatura, umidade, iluminação e ventos do planeta foi à aparência. Um exemplo é o tamanho do corpo: em regiões quentes e vantajoso ser baixo como os pigmeus ou alongados como os quenianos, com a superfície do corpo grande quando comparada ao volume ,o que facilita a evaporação do suor .O cabelo encarapinhado ajuda a reter o suor no couro cabeludo e a resfria-lo .O oposto ocorre em regiões frias como a Sibéria .O corpo e a cabeça dos mongóis,que se desenvolveram por lá ,tendem a ser arredondados para guardar calor ,o nariz, pequeno para não congelar ,com narinas estreitas para aquecer o ar que chega aos pulmões.e os olhos ,alongados e protegidos do vento por dobras da pele .
Se a pele negra confere maior resistência á radiação ultravioleta do sol e ,por isso, é bem adaptada ao quente clima africano ,a branca é mais apropriada ao norte da Europa..
Os cientistas acreditam que os verões europeus mais frios e curtos acabaram por selecionar aquelas pessoas de pele mais clara, que absorviam melhor a radiação solar necessária para a produção da vitamina D na pele.

*Folato = Exerce um papel fundamental na síntese de compostos orgânico, indispensável no transporte do carbono necessário á formação do grupo do DNA e RNA é vitamina hidrossolúvel do complexo B também conhecida como ácida.
Maria Augusta da Silva Caliari e Pesquisa via Google-Internet-Forum Espirita.net
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 27/06/2014
Alterado em 08/12/2015


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras