Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"A lenda de Atlântida segundo Platão."

Nós, pessoas da civilização atual gostamos de ficar inteirados dos assuntos da civilização passada.Quando ouvimos algo sobre ela ficamos fascinados e partimos para as pesquisas e, às vezes, ficamos sem respostas.O assunto sobre Atlaântida é exuberante.Se não vejamos:
A primeira menção à Atlântida aparece no diálogo filosófico “Timeus” de Platão. Ela é descrita por Crítias, avô materno de autor (que provavelmente não estava vivo, sendo o diálogo fictício). A história teria sido repassada pelo avô de Crítias (de mesmo nome), que teria ouvido do pai dele, Drópides. Este a recebera do sábio grego Sólon, que por sua vez ouvira sacerdotes egípcios. Um relato em primeira mão, sem dúvida!
A história contada pelos sacerdotes seria a do maior feito dos antigos atenienses. Nove mil anos antes de sua época, uma força poderosíssima vinda de além das “Colunas de Hércules” (estreito de Gibraltar) avançou sobre a Europa e a Ásia, eles possuíam uma armada de 12.000 navios e um exército de 10.000 carruagens. Os sacerdotes disseram a Sólon o nome desse poder do oceano Atlântico: a nação de Atlântida. Os atlantes eram descendentes dos dez filhos do deus Poseidon com uma mortal. Construíram formidável civilização, mas a medida que seu sangue divino foi se diluindo, tornaram-se cruéis e sedentos de dominação. Os únicos que fizeram frente aos atlantes foram aos antigos atenienses. Após os invasores terem varrido todo o norte da África até o Egito, foram derrotados em batalha por uma força menor, mas cheia de patriotismo e virtude. Após este fracasso, toda a Atlântida foi destruída numa série de terremotos e enchentes que, infelizmente, também destruiu os antigos atenienses.
Agora considere a história que Platão conta pela boca de Crítias: um império longínquo, tecnologicamente sofisticado, mas moralmente arruinado e perverso – Atlântida – tenta a dominação mundial pela força. A única coisa a ficar no seu caminho é um relativamente pequeno grupo de pessoas espiritualmente puras, com princípios morais e incorruptíveis – os antigos atenienses.
Maria Augusta da Silva Caliari e pesquisa na Internet- via Google
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 27/06/2014
Alterado em 08/12/2015


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras