Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"Analisando a Alquimia."

Sob o Céu estrelado existem coisas inimagináveis!
A alquimia é uma ciência muito antiga, conhecida por vários povos antigos e sendo mais difundida na idade média pelos alquimistas medievais, porém sua origem ainda é indefinida. A alquimia é a arte ou ciência de transmutar um metal em outro, tal como os alquimistas medievais transmutavam o chumbo em ouro.Os ensinamentos alquímicos ficaram velados e eram passados de lábios à ouvidos devido à Idade Negra de perseguições na qual os alquimistas se encontravam. Muitas fórmulas, imagens e textos deixados pelos alquimistas são cem por cento simbólicos e por isso os cientistas e historiadores não conseguiram usufruir desta ciência, pois esta ciência está registrada simbolicamente, de forma hermética para que apenas os iniciados possam compreender. Todo aquele que queira desvelar os mistérios da alquimia através dos textos e figuras medievais deve deixar de interpretar tais registros de forma literal, de forma meramente intelectual, baseadas nos conceitos da ciência tradicional.A sabedoria alquímica foi atribuída ao Deus Mercúrio dos gregos, ele é o mensageiro do Olimpo e o planeta mais rápido do sistema solar foi batizado com o seu nome, o Deus Mercúrio na Grécia foi chamado de Hermes Trismegisto e de Íbis de Thot no Egito.A sabedoria de Mercúrio é a sabedoria hermética, de Hermes, que foi passada de lábios à ouvidos de forma fechada e sob juramento, no antigo Egito, aqueles que contasse tal segredo era decapitado por violar tal juramento. Muitos grupos de alquimistas se escondiam para estudar esta sabedoria e poucos são os que podiam participar de tais grupos, daí surgiram as escolas herméticas, se tornando sinônimo de sistemas fechados, como o termo “hermeticamente fechado”A sabedoria alquímica ou sabedoria de Mercúrio está sintetizada no caduceu de mercúrio. O caduceu de mercúrio representa a anatomia oculta do homem: A esfera inferior é onde é depositado o mercúrio à ser transmutado, que no homem é a sua energia sexual que deve ser transmutada pelo fogo do enxofre, ou fogo sexual. O cetro por onde sobem duas serpentes é por onde sobem os vapores do mercúrio, que no homem é sua coluna vertebral, por onde sobe a energia transmutada através de dois fios energéticos chamados no oriente de Idá e Pingalá. A esfera superior representa o cérebro no homem, o cálice sagrado que deve receber a energia transmutada ou o ouro puro. As asas representam a liberdade do espírito na qual também vemos nas figuras de anjos.Entre os grandes alquimistas temos: Nicolas Flamel, Conde Saint Germain e o contemporâneo Samael Aun Weor, que desvelou os mistérios ocultos da alquimia em seu livro intitulado “O Matrimonio Perfeito”. Aquele que queira se tornar um verdadeiro alquimista deve estudar este livro para conhecer o modus operanti da verdadeira alquimia desvelada.
Maria Augusta da Silva Caliari e pesquisa na Internet- via Google
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 29/06/2014
Alterado em 07/12/2015


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras