Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"Pitágoras e a música.""

Para Pitágoras, a música foi uma das dependências da ciência divina da matemática, e suas harmonias, foram inflexivelmente controladas por proporções matemáticas.Os pitagóricos, asseveraram que a matemática demonstra o método exato, pelo qual, o bem estabelece e mantém seu universo. Portanto, Número precedido de harmonia, já que era a lei imutável, que rege todas as proporções harmônicas. Depois de descobrir estas relações harmônicas, Pitágoras, gradualmente, iniciou seus discípulos para isso, o arcano supremo de seus mistérios. Ele dividiu as partes numerosas de criação em um grande número de planos ou esferas, para cada um dos quais ele atribuiu um tom, um intervalo harmônico, um número, um nome, uma cor e uma forma. Ele, então, passou a provar a precisão de suas deduções, demonstrando-lhes, sobre os diferentes planos de inteligência e substância que vão desde a premissa lógica mais abstrata, e para o sólido geométrico, mais concreta. A partir do acordo comum desses métodos diversificados de prova, ele estabeleceu a existência indiscutível de certas leis naturais.
Tendo uma vez estabelecida a música, como uma ciência exata, Pitágoras, aplicou sua lei recém-descoberta de intervalos harmônicos, para todos os fenômenos da Natureza, mesmo indo tão longe a ponto de demonstrar a relação harmônica dos planetas, constelações e elementos um para o outro. Um exemplo notável de corroboração moderna da antiga filosofia atingida, é a progressão dos elementos de acordo com as taxas de harmônicas. Ao fazer uma lista dos elementos na ordem crescente de seus pesos atômicos, John A. Newlands descobriu em cada oitavo elemento, repetição distinta de propriedades. Esta descoberta é conhecida como a lei das oitavas da química moderna.
Desde que considerou que a harmonia deve ser determinada não pelas percepções sensoriais, mas, pela razão e pela matemática, os pitagóricos chamavam Canonics , como distinguido de músicos da Escola Harmônica , que afirmavam gosto e instinto de ser os verdadeiros princípios normativos da harmonia.Reconhecendo, no entanto, o efeito profundo: de música sobre os sentidos e emoções, Pitágoras não hesitou em influenciar a mente e o corpo com o que ele chamou de "medicina musical."
Maria Augusta da Silva Caliari e pesquisa na Internet- via Google
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 10/07/2014
Alterado em 07/12/2015


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras