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"Pitágoras e o Universo!"

Pitágoras concebeu o universo a ser um imenso monocórdio, com sua sequência única conectado em sua extremidade superior ao espírito absoluto e na sua extremidade inferior à matéria absoluta - em outras palavras, uma corda esticada entre o céu e a terra. Contando para o interior a partir da circunferência dos céus, Pitágoras, de acordo com algumas autoridades, dividiu o universo em nove partes, de acordo com outros, em doze partes. O sistema twelvefold foi o seguinte: A primeira divisão foi chamado o firmamento , ou a esfera das estrelas fixas, e foi o lugar de morada dos imortais. O segundo ao décimo segundo divisões foram (em ordem) as esferas de Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vênus, Mercúrio, ea lua, e fogo, ar, água e terra. Este arranjo dos sete planetas (o sol e a lua a ser considerado como planetas na antiga astronomia) é idêntica com o simbolismo castiçal dos judeus - o sol no centro, como a haste principal com três planetas de cada lado dela.
Os nomes dados pelos pitagóricos para as várias notas da escala diatônica foram, segundo Macrobius, derivada de uma estimativa da velocidade e magnitude dos corpos planetários. Cada uma dessas esferas gigantescas, uma vez que correu sem parar através do espaço foi acreditado para soar um certo tom causado por seu deslocamento contínuo da difusão etéreo . Como esses tons foram uma manifestação de ordem divina e movimento, e, necessariamente, que eles participavam da harmonia de sua própria fonte. "A afirmação de que os planetas em suas revoluções em torno da Terra pronunciaram certos sons diferentes de acordo com suas respectivas 'magnitude, celeridade e distância local," era comumente feito pelos gregos. Assim Saturno, o planeta mais distante, foi dito para dar a nota mais grave , enquanto que a Lua, que é o mais próximo, deu a imagem mais nítida. "Estes sons dos sete planetas, e da esfera das estrelas fixas, juntamente com que acima de nós [Antichthon], são as nove musas, e sua sinfonia e é chamado (Mnemósine) Esta citação contém uma referência obscura à divisão de nove vezes do universo mencionado anteriormente.
Os iniciados gregos também reconheceram a relação fundamental entre os céus ou esferas dos sete planetas individuais, e as sete vogais sagradas. O primeiro céu soltou o som da vogal sagrada Α (Alpha), o segundo céu, a vogal sagrada Ε (Epsilon), o terceiro, Η (Eta), o quarto, Ι (Iota), o quinto, Ο (Omicron) , o sexto, Υ (Upsilon), e ao sétimo céu, a vogal sagrada Ω (Omega). Quando estes sete céus cantam juntos, eles produzem uma perfeita harmonia que sobe como um louvor eterno ao trono do Criador. Embora não tão declarado, é provável que os céus planetários devem ser considerados como ascendente na ordem pitagórica, começando com a esfera da lua, o que seria o primeiro céu.
Maria Augusta da Silva Caliari e pesquisa na Internet- via Google
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 10/07/2014
Alterado em 07/12/2015


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