Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"Voltando às aulas"

Ontem voltaram as aulas.Com a euforia da famigerada Copa, os estados anteciparam as férias, para que nada impedisse o acompanhamento dos jogos.Esperemos que, com o desapontamento com a perda do terceiro luga,r os responsáveis pela Educação das crianças e jovens, não se esqueçam de que é preciso levar a sério uma pedagogia que valorize o conhecimento da criança e do seu desenvolvimento como um todo,recheado de emoções e que enfoque a pessoa humana, que esse aluno é, numa composição de físico,alma e espírito.Portanto, essa pedagogia, deve ressaltar,polir, aproveitar-se das potencialidades individuais levando,também, em consideração, a diversidade cultural,os princípios éticos e humanos dessa criançada.Procurem, senhores mestres, uma integração social e cooperativa,o intercâmbio com a família, para que haja ganhos tanto da parte do aluno como da escola.Se, assim procederem, ganharão com isso: a escola,a família e a sociedade, com crianças saudáveis,alegres,felizes e com responsabilidade nos processos de aprendizagem, a fim de conseguirem uma habilidade intelectual com imaginação,criatividade na resolução de problemas.É preciso, que os senhores professores, repensem o Currículo a fim de atingir um desenvolvimento adequado, a cada faixa etária, para que esse aluno não cresça capenga intelectualmente.É penoso,mas os mestres não podem parar de se aperfeiçoarem,estudarem porque as tecnologias não param.Vimos, no desenvolver da Copa sediada em nosso país.Aquele joguinho de cervos, driblando a bola como se fosse de cristal, e na mesmice desde os anos 50,que não funciona mais.As posições individuais devem ser deixadas de lado. Cada jogador deve ser polivalente,dono do campo,pronto para competir com gregos e troianos porque o futebol deles evoluiu.Essa mudança de mentalidades, deve acontecer em todo o entorno da criança e do jovem,mas,muito mais, na escola, que é a geradora do Conhecimento.





 
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 15/07/2014
Alterado em 06/12/2015


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras