Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"Toda injustiça é pecado ?!

Aproveito a oportunidade para comentar a respeito deste trecho bíblico que, por vezes, não é bem compreendido. A Bíblia está afirmando, categoricamente, que “toda injustiça é pecado”; aqui temos o elemento do dolo, da intenção, da premeditação para cometer a injustiça. Estes pecados são cometidos com motivação, tornando o ofensor réu de pecado e sujeito ao juízo de Deus. Está aqui implícito o prejuízo e o sofrimento de outrem, a saber, da vítima do agressor. Isto, todavia, nada tem a ver com o chamado “pecado imperdoável”, a blasfêmia contra o Espírito Santo. O próprio trecho bíblico acima já nos mostra quais são os “pecados para morte”: “Toda injustiça é pecado, e há pecado não para morte.” Todas as injustiças são pecado, e sendo pecado trazem sobre si a condenação para o pecado que é a morte (física e espiritual), segundo vemos em Romanos 6:23: “porque o salário do pecado é a morte”. “Pecado não para morte” é evidentemente um ato não necessariamente intencional ou doloso. Se eu, por exemplo, não intencionalmente, ou por ignorância, causo alguma forma de prejuízo ao meu irmão, é certo que pequei contra ele, todavia não o fiz aliado ao princípio da injustiça, ou seja, não desejei obter ganho algum às custas da perda alheia. Este é um “pecado não para morte”. Na realidade, há uma série infindável de modos de causarmos prejuízos alheios sem que isto se dê de forma francamente deliberada, haja vista o fato de sermos seres desesperadamente injustos e deformados pela queda de Adão, e de trazermos na carne estas graves consequências da queda de Adão e de Eva, nossos pais segundo a carne. Não é nada raro chegarmos a causar prejuízos e dores até mesmo a quem muito amamos. Por outro lado, se cobiço a mulher de meu irmão, e me deito com ela, então mereço a condenação do pecado, a saber, a morte. Este é um “pecado para morte”, pois “o salário do pecado é a morte”. Em qualquer dos dois casos, seja em relação ao “pecado para morte” (dolo, injustiça) ou ao “pecado não para morte” (não deliberado, falha de conduta, erro, equívoco, aquele que não almeja o ganho às custas da perda de outrem), em qualquer dos casos dependemos da misericórdia de Deus para nos perdoar e para não nos imputar tais pecados, o que se dá pela graça de Deus em Jesus Cristo, o qual morreu pelos nossos pecados.As coisas do Alto são muito finas.Diz a Bíblia que é mais fácil um camelo passar pelo fundo da agulha do que um rico ganhar o reino eterno,mas se é rico impafioso,sem coração,porque em se adquirindo os bens licitamente todos ganharão o Céu.
Maria Augusta da Silva Caliari e pesquisa na Internet- via Google
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 17/07/2014
Alterado em 05/12/2015


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras