Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

"Que aberração,meu Deus!"

Lendo  sobre Primeiro Concílio de Niceia  um concílio de bispos ( epískopos )cristãos reunidos na cidade de Niceia da Bitínia (atual İznik, Turquia), pelo imperador romano Constantino I em 325 d.C.. O concílio foi a primeira tentativa de obter um consenso da igreja através de umaassembleia representando toda a cristandade.1
O seu principal feito foi o estabelecimento da questão cristológica entreJesus e Deus, o Pai; a construção da primeira parte do Credo Niceno; a fixação da data da Páscoa; e a promulgação da lei canônica. deparei-me com esse texto.Fiquei perplexa porque foi decisão de uma centena de  bispos.“Cânon I –A decisão daqueles: “Eunucos podem ser recebidos entre os clérigos, mas não serão aceitos aqueles que se castram” O seu principal feito foi o estabelecimento da questão cristológica entreJesus e Deus, o Pai; a construção da primeira parte do Credo Niceno; a fixação da data da Páscoa; e a promulgação da lei canônica.Voltando no tempo relembrei daqueles que cuidavam dos haréns dos  poderosos que eram maridos de uma dúzia de mulheres!Pobres diabos,só sendo padres minimizariam tal sofrimentomas, até hoje ainda não fazem barbáries com as adolescentes lá num país muçulmano?Pois é, a safadagem vem desde os primórdios da humanidade!
Embora algumas obras afirmem que no Concílio de Niceia discutiu-se quais evangelhos fariam parte da Bíblia, não há menção de que esse assunto estivesse em pauta, nem nas informações dos historiadores do concílio, nem nas atas do concílio que chegaram a nós em três fragmentos: o Credo dos Apóstolos, os cânones, e o decreto senoidal. O Cânone Muratori, do ano 170 d.C., portanto cerca de 150 anos anterior ao concílio, já mencionava os evangelhos que fariam parte da Bíblia. Outros escritores cristãos anteriores ao concílio, como Justino Mártir, Ireneu de Lyon, Papias de Hierápolis, também já abordavam a questão dos evangelhos que fariam parte da Bíblia.
É um fato reconhecido que o antijudaísmo, ou o antissemitismo cristão, ganhou um novo impulso com a tomada do controle do Império Romano, sendo o concílio de Niceia um marco neste sentido. Os posteriores concílios da Igreja manteriam esta linha. O Concílio de Antioquia (341 d.C.) proibiu aos cristãos a celebração da Páscoa com os judeus. O Concílio de Laodiceia proibiu os cristãos de observar o Shabbat e de receber prendas de judeus ou mesmo de comer pão ázimo nos festejos judaicos.Portanto, nós,católicos que procuramos entrar nesses assuntos ,na maioria deles descobrimos  uns  que nos desagradam! É preciso controlarmos nossas emoções,tirar nossas conclusões e  acreditando na Santissima Trindade procurarmos ser bons cristãos e aguardar que venha à tona milhares de controvérsias das quais  os catecismos nos  ensinaram e ficaram enraízados em nossas mentes desde nossa juventude.Sempre ouvimos e lemos notícias de estupro e outras,mas a aceitação da Igreja é bem mais difícil de engolir.Por isso,em se falando da pedofilia entre os sacerdotes,após essa leitura não sei se acredito na inocência daqueles ou não!
Maria Augusta da Silva Caliari e pesquisa na Internet- via Google-Whikipedia- a enciclopedia livre
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 26/07/2014


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras