Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"A preocupação dos governos com a Educação!"

De quem é a culpa por estarmos tão aquém educacionalmente falando?Podemos citar cinco pilares essenciais que não estão trabalhando em prol de uma educação de qualidade no território nacional,ou seja no Brasil.Que há por trás disso? Vivo me questionando o porquê dos iluminados, os acadêmicos só se preocuparem em algo que está abaixo de seus narizes e com a gramática da língua Portuguesa, suas nuances e cada dia mais virada em uma mixórdia. Por que esses acadêmicos da famosa Academia não se dignaram ainda a produzir um Currículo que realmente seja importante dentro da nossa realidade brasileira? Um currículo para que cada professor seja UM alfabetizador,pois se é uma pessoa formada para atuar em educação deve realmente se preparar para atender ao chamado dependendo das necessidades da escola! A educação brasileira necessita urgentemente de um Currículo que dispensem os engodos, as disciplinas desnecessárias e uma formação eficiente aos nossos educandos. Um Currículo privilegiando as Letras e a Matemática , indispensáveis para que eles saibam entender a História,a Geografia,as Ciências etc. facilitadas, hodiernamente, pela Internet,mesmo que muitas incorreções surjam por lá! A maioria dos que nela trabalham também são produtos dessa educação defasada! Alfabetizado, o aluno necessita apenas de orientação e isso não mais ocorre nas escolas brasileiras! Inventaram mais um cargo que não leva a nada para reforçar os alunos oferecido a um professor interessado que a escola acha competente para a função,mas é cada vez mais malhar em ferro frio. Esse professor precisa atacar o problema pela raiz.Essas crianças não sabem o que fazer com as atividades,pois não as interpretam se não sabem ler devido a má alfabetização e esse novo reforço criado na década de noventa e abandonado porque não surtiu efeito volta novamente sem os resultados esperados porque o x da questão,mais uma vez repito, é a alfabetização que não acontece. .Há muito vem se desenvolvendo uma Pedagogia cruel que não leva a nada. Se o professor não fez o Magistério não se digna a ensinar a criança ler e a escrever,apenas ensina dentro da sua especialidade.Ensinar o quê?Quem aprende com um livro a sua frente cheio de letrinhas que esse coitadinho não as conhece?Uma vez ouvi que quanto mais mal alfabetizado,apenas desenhando o nome para escrevê-lo no dia da eleição estaria de bom tamanho porque o iluminado discute e exige melhorias porque observa os desmandos.Os governos apenas se preocupam em atender as reivindicações referentes a melhoria dos prédios escolares,os quais são depredados pelos alunos que ali se concentram a fim de receber ensinamentos de maneira agradável de acordo com seus anseios e isso não acontece há muito. As depredações continuarão, lamentavelmente, porque é a forma que os alunos encontraram para chamar a atenção daqueles que estão próximos desses e as administrações pobres!A escola deixou de ser um espaço compartilhado pelos alunos,professores,direção,diretoria,secretaria e governos e, por isso tornou-se uma repetição de conteúdos de um Currículo copiado dos Estados Unidos na década de setenta sem utilidade por lá e abarcado pela cúpula brasileira comandantes da Educação.Mastigaram uma ladainha infindável de que teríamos curso profissionalizantes a partir dali e até hoje se não fosse o SESI,SENAC e outros,nossas indústrias estariam a ver navios. Alguns se dizendo iluminados, especialmente nas grandes capitais remetem às escolas um conteúdo irrisório, sem cabimento, pois está fora da realidade dos alunos,assuntos que nada acrescentam,deixando as crianças ainda mais defasadas na aprendizagem,apresentados por professores mal formados,mal pagos, sem o mínimo de responsabilidade porque sua formação foi pobre em conhecimentos relevantes porque a maioria deles é filho dessa famigerada Lei 5.692/71.Logo após surge a Pedagogia da mestra Emília, e tantos outros que filosofaram e a nossa clientela educacional está aí a dar vexames nos vestibulares através dos vocábulos que apresentam nas redações que medem o nível de alfabetização através do ENEM. Vamos também puxar o tapete dos papais que não acompanham o andamento educacional de seus filhos.A maioria deles não vai à escola para averiguar o processo de aprendizagem ministrada a seus filhos,nem se interessam em ajudá-los nessa tarefa tão especial que é a educação de forma compartilhada a fim de que ganhem as crianças um futuro brilhante e se realizem como pessoas que não precisem de ECA para serem criaturas desenvolvidas por inteiro e pessoas importantes para,no futuro, ajudarem a melhorar o nosso país! 30/07/14.
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 30/07/2014
Alterado em 01/12/2015


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras