Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"Fábula do ovo e do pintinho"

Quando lemos o vocábulo "Fábula" imediatamente vem a nossa mente a ideia de que apenas as crianças devem ler,mas não é bem assim.Nós, adultos, também retiramos dela inúmeras lições para a vida,pois vivemos aprendendo e apreendendo,não é?Vamos descontrair?

Uma galinha morava numa linda fazenda, junto com os pintinhos. Um dos seus filhos, o pintinho mais novo, era muito confiante, gostava de provocar seus irmãos, desafiava os outros animais e era meio desajuizado.

Certo dia, a galinha botou vários ovos. Depois reuniu todos os pintinhos e disse:

- Vocês não devem mexer nesses ovos, pois deles vão nascer lindos pintinhos, como vocês. Deixem que eles choquem e com o tempo, eles vão sair da casca.

Passados vários dias, já estava chegando o tempo do novo nascimento. Os ovos já davam alguns sinais de que estavam quase chocando. O pintinho desajuizado também era bastante ansioso. Ele observava seus futuros irmãos no ovo e pensou:

- Bom, talvez não seja preciso esperar que eles nasçam sozinhos. Eu posso ir até os ovos e quebrá-los. Assim eu os ajudo a nascer mais rápido.

O pintinho foi até os ovos e quebrou o primeiro. Ele acreditava que estaria ajudando seus irmãos a nascerem, mas para sua surpresa, após quebrar o primeiro ovo, ele viu um feto de pintinho morto lá dentro. A galinha ouvindo algo estranho foi ver o que estava acontecendo, e descobriu o que o pintinho fez. Ela brigou feio com o pintinho desajuizado e disse:

- Veja bem, tudo na vida tem um tempo próprio para acontecer. Muitas vezes acreditamos que estamos ajudando o outro a romper a sua casca, mas o estamos matando. Isso ocorre porque, quando se rompe a casca de fora para dentro, o resultado é a morte. Mas quando se rompe a casca de dentro para fora, o resultado é um novo nascimento.

O pintinho aprendeu uma preciosa lição. Jamais iria novamente romper a casca de fora para dentro, pois a casca somente pode ser rompida de dentro para fora.

Na vida humana ocorre o mesmo. Quando forçamos alguém a romper seus limites de fora para dentro, o resultado pode ser a morte dessa pessoa, a morte interior. Mas quando a própria pessoa encontra força dentro de si e rompe seus limites, como o pintinho rompe sua casca, o resultado é sempre o nascimento de uma nova pessoa.

Autor: Hugo Lapa
Maria Augusta da Silva Caliari e pesquisa no IG-Google
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 17/09/2014
Alterado em 30/11/2015


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras