Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

"Nanotecnologia no Brasil!"
"No Brasil, as empresas ainda não acordaram para o mundo da nanotecnologia." Esta é a opinião do pesquisador Henrique E. Toma, do Laboratório de Química Supramolecular e Nanotecnologia da Universidade de São Paulo (USP). Ele proferiu palestra sobre desafios dos nanomateriais e materiais supramoleculares na Reunião Anual da SBPC.
Nanotubos de múltiplas camadas (A) e de uma única camada (B)
Toma explicou que a relação de grandeza entre uma molécula e o homem é a mesma do homem e da Terra. "A diferença é cerca de dez elevada a sétima potência. Esse mundo namométrico abre um leque muito grande de possibilidades para a ciência."
O pesquisador mostrou que, apesar de parecer muito recente, a nanociência já era pensada há quase 50 anos. "Em 1959, o Nobel Richard Feynman, durante uma palestra, disse que estava para nascer um novo mundo e que se poderia escrever aEncyclopaedia Britannica na cabeça de um alfinete. Eu diria que ele foi até humilde. Pode se escrever em menos espaço ainda."
Como exemplo da capacidade de compactação da informação por processos nanotecnológicos, ele citou um produto da IBM do tamanho de um selo postal e com capacidade de armazenar 100 GB.
O professor contou que conseguiu -- após muitas conversas -- convencer seus colegas da USP de que a nanotecnologia está intrinsecamente ligada a diversas outras disciplinas como economia, computação, engenharia, matemática, química, física, biologia, saúde e ambiente. "Ela está no centro. A computação sofrerá uma revolução."
Para exemplificar o que está por vir, Toma enumerou alguns produtos nanométricos que já estão sendo comercializados, como a película que evita riscos em óculos, os vidros auto-limpantes, materiais para acompanhamento de tumor e as nanodrogas, que podem ser comandadas por magnetismo e com isso serem melhor administradas.
Esperemos  que em breve tenhamos boas notícias em se tratando dessa nova tecnologia,se Deus quiser!
Maria Augusta da Silva Caliari e pesquisa Google- wikipédia a enciclopédia livre
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 28/11/2014


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras