Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

"Doenças mentais!"
A maioria das doenças que afetam os seres humanos têm início em um local extraordinário chamado  Mente,afirmam  psicólogos e psico terapeutas.
Até que ponto, a mente humana é resultado das nossas vivências ou da influência do nosso cérebro?
“Doença mental” engloba um amplo espectro de problemas patológicos que afetam a mente, usualmente provocando grande desconforto interior e alterando comportamentos.
Provoca uma enorme variedade de sintomas entre as quais queixas a nível do humor, ansiedade, memória, percepção e pensamento.
As doenças mentais estão relacionadas com o sistema nervoso que tem como missão coordenar as várias funções corporais e facilitar a adaptação do organismo ao meio que o rodeia. Muitas das funções que o sistema nervoso controla atuam de uma forma inconsciente e involuntária pelas estruturas nervosas do córtex cerebral. Também existem muitas outras atividades que necessitam da intervenção consciente e voluntária do córtex cerebral, como acontece, por exemplo, com as funções nervosas superiores ou intelectuais: a capacidade de raciocínio, o pensamento, a memória, a aprendizagem, a linguagem e o comportamento.
As doenças mentais, tal como a maioria das doenças, são multifatoriais, ou seja, resultam da combinação de diferentes fatores. Assim é na conjugação da nossa base genética com o meio que nos envolve e seus momentos ou períodos importantes que a doença pode surgir, repentinamente ou de forma mais insidiosa. Uma das clássicas formas de olhar para as causas das doenças mentais subdivide-as em doenças de causa endógena (resultado de factores hereditários e constitucionais) e em doenças de causa exógena, sendo que estas, ao contrário das primeiras, são mais reativas aos acontecimentos do dia-a-dia e menos dependentes da nossa genética, biologia e fisiologia.
Maria Augusta da Silva Caliari e pesquisa Google- wikipédia a enciclopédia livre
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 10/02/2015
Alterado em 10/02/2015


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras