"Perigos do sexo casual!"
Será que é por provocar culpa?
Além dos perigos tradicionais, o sexo casual pode causar depressão e ansiedade
Uma pesquisa mostrou que o sexo casual, com vários parceiros ou parceiras diferentes, pode trazer riscos para a saúde mental. Além dos perigos tradicionais, como o risco de se contrair uma doença sexualmente transmissível, o sexo casual também pode causar depressão e ansiedade.
O estudo foi feito com estudantes heterossexuais, adultos e universitários, com idades entre 18 e 25 anos, de 30 instituições de ensino dos Estados Unidos. A pesquisa sobre comportamentos de risco mostrou uma conexão entre o sexo casual e o ajustamento psicológico desses jovens.
A maior proporção de homens (18,6%), em comparação com as mulheres (7,4%), relataram ter tido relações sexuais ocasionais. Nesse contexto, os pesquisadores indicaram que o sexo casual foi negativamente associado com bem-estar e positivamente associado com a aflição psicológica.
Para os estudantes universitários adultos, a prática de sexo casual poderia elevar o risco de resultados psicológicos negativos. Nesse aspecto, o conceito de "sexo casual" foi relacionado a experiências sexuais fora de um relacionamento sério.
Embora os encontros sexuais casuais estejam associados com aumento do risco de consequências negativas para a saúde física, como a infecção sexualmente transmissível ou o HIV, existiam também evidências negativas dessa prática sobre os resultados socioemocionais.
Segundo a pesquisa, os níveis de auto-estima foram significativamente menores entre os estudantes universitários que relataram envolvimento em uma experiência sexual com um estranho. Assim, os resultados da intimidade física casual mostraram sequelas emocionais que poderiam ser definitivas.
O estudo também apontou que, em geral, as mulheres têm atitudes mais negativas em relação ao sexo casual do que os homens. Comparadas aos homens, as mulheres relatam mais sentimentos de culpa e arrependimento, e menos prazer no ato sexual quando se envolvem com estranhos.
Maria Augusta da Silva Caliari e pesquisa Google-folha online
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 13/03/2015
Alterado em 19/11/2015