Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos



 As vitaminas são feitas de muitos componentes diferentes – enzimas, co-enzimas e co-factores – que têm que trabalhar em conjunto para produzir os seus efeitos biológicos desejados.
As vitaminas que se encontram de forma natural nos alimentos completos, vêm com todos os seus componentes necessários.
A maioria das vitaminas que são vendidas em farmácias, supermercados e lojas de suplementos, são vitaminas sintéticas, que são apenas porções isoladas das vitaminas naturalmente presentes nos alimentos.
Um bom exemplo é a vitamina C.
Se olhar para uma variedade de suplementos de vitamina C, irá verificar que a maioria deles contém apenas ácido ascórbico ou um composto chamado ascorbato, que é uma forma menos acídica do ácido ascórbico. O ácido ascórbico não é vitamina C. Ele representa o anel exterior que serve como uma concha protectora para todo o complexo da vitamina C, de forma semelhante à casca de laranja que serve como concha protectora para a laranja.
A verdadeira vitamina C encontrada em alimentos completos como frutas e vegetais, contêm os seguintes componentes:
Rutin
Bioflavonóides (vitamin P)
Factor K
Factor J
Factor P
Tyrosinase
Ascorbinogen
Ácido Ascórbico
Quando toma apenas o ácido ascórbico sintético encontrado nos seus comprimidos ou pó de vitamina C, o seu organismo tem de reunir todos os outros componentes de todo o complexo da vitamina C completa, dos seus tecidos corporais, de forma a poder fazer uso dela. Caso o seu organismo não disponha de reservas adequadas dos restantes componentes, o ácido ascórbico por si só, não proporciona nenhum dos benefícios para a Saúde, que o complexo completo de vitamina C oferece. Depois de circular através do seu sistema, o ácido ascórbico não usado, é eliminado através da urina.
Tal como a vitamina C, quase todas as outras vitaminas que conhecemos, oferecem os seus benefícios completos para a Saúde, quando se encontram na presença de um número de enzimas, co-enzimas, co-factores e até minerais. Por exemplo, a vitamina D pode ter até vinte componentes activos diferentes, enquanto a vitamina P tem pelo menos cinco componentes diferentes. O mineral cobre é necessário para a actividade completa davitamina C, enquanto a vitamina E funciona de forma muito próxima com o mineral selénio para proporcionar o seu efeito anti-oxidante, promotor de Saúde.
De forma clara, é melhor obter as suas vitaminas a partir dos alimentos completos, porque os alimentos completos fornecem vitaminas completas em vez de fracções delas. Em muitos casos, os alimentos completos também providenciam os minerais que são necessários para a actividade óptima das vitaminas. Por exemplo, as sementes de girassol são uma excelente fonte de vitamina E e do mineral selénio, e ambos necessitam um do outro de forma a poderem oferecer todos os seus benefícios para a Saúde.
Como saber se as vitaminas do seu armário da cozinha são provenientes de alimentos completos ou se são sintéticas?
Se a lista de ingredientes inclui uma vitamina como “vitamina C”, em vez de um alimento que contém vitamina C natural como a “acerola cherry powder”, pode apostar que se trata de uma vitamina sintética.
Se escolher utilizar suplementos nutricionais, é do seu interesse utilizar apenas os produtos que listam somente alimentos reais como ingredientes, em vez de vitaminas sintéticas e isoladas. Embora algumas vitaminas sintéticas isoladas tenham mostrado que podem proporcionar benefícios mínimos para a Saúde, no seu todo, a maioria delas acabam por causar mais malefícios do que benefícios, e será melhor para si que gaste o seu dinheiro em alimentos completos.
É importante notar que os princípios deste artigo, são igualmente relevantes e aplicáveis aos minerais e suplementos de minerais.
net/saude/alimentacao/diferencas-entre-vitaminas-sinteticas-e-vitaminas-naturais/Apesar da Fome, 40% da Comida é Desperdiçada, Mantendo os Preços de Mercado
Maria Augusta da Silva Caliari e pesquisa no IG-Google
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 18/03/2015
Alterado em 19/11/2015


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras