Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"Os Druidas, segundo Brian Haughton,

Desde o início da Humanidade os gestos de maldade entre o poder e sua conquista permearam a vida humana.A história é uma roda viva e o que acontecia,como ato simples no passado, atualmente, ocorre nas grandes cidades e a Justiça,também fica à critério de Deus, no passado,dos deuses!
Os druidas foram misteriosos sacerdotes pagãos na Sociedade celta da Europa ocidental de meados do Século II a. C. até ao Século I d. C. (o final da Idade do Ferro). Chamaram-lhes vários nomes como xamãs, sacerdotes, professores e filósofos, e tão pouco se sabe acerca dos druidas – que não deixaram registros escritos da sua existência – que acabaram por ser romantizados na mesma medida em que foram demonizados. Muito do que sabemos acerca dos druidas vem de autores gregos e romanos da antiguidade e da literatura antiga galesa e irlandesa.
O desenvolvimento do neodruidismo a partir do Século XVII também contribuiu largamente para a imagem dos druidas que hoje se conhece. Mas quantas das histórias sobre os seus estranhos rituais secretos, em florestas desoladas, e sobre sacrifícios humanos em massa são de fato baseadas na verdade?
A palavra druida parece derivar de raízes indo-europeias e significar carvalho, forte, conhecimento ou sabedoria. A nossa fonte mais pródiga sobre estes sacerdotes pagãos é Júlio César (100 a. C.-44 a. C.), que escreveu sobre eles a partir de experiências pessoais no seu «Comentário sobre a Guerra Gálica», uma história das suas refregas na Gália (a moderna França) entre 59 a. C. e 51 a. C. Infelizmente, tal como na maioria das antigas fontes romanas sobre os druidas, é muitas vezes difícil separar a propaganda romana da verdade. César menciona os druidas na sua discussão sobre a religião gaulesa e diz que eles estavam encarregados dos sacrifícios privados e públicos e de outros assuntos religiosos. A necessidade que César tinha de impressionar Roma com as histórias da campanha militar na Gália provavelmente justifica o exagero das suas afirmações, sendo isso óbvio na sua discussão sobre os sacrifícios humanos levados a cabo por estes sacerdotes celtas. Ele descreve «enormes estátuas de tamanho imenso, cujos corpos de ramos entrelaçados estavam cheios de homens vivos». Obviamente que está a descrever os agora famosos homens de vime. César continua e afirma que os criminosos eram queimados vivos no interior destas enormes estruturas, para satisfazerem os deuses, mas, dizia ele, se não houvesse criminosos em quantidade suficiente os druidas não hesitavam em sacrificar vítimas inocentes.
Maria Augusta da Silva Caliari e pesquisa no IG-Google
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 23/03/2015
Alterado em 19/11/2015


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras