Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"A criança aprende tudo!"

Minha querida mãe não foi pedagoga, muito menos psicóloga, mas tinha uma cultura e uma visão invejáveis devido ao seu longo tempo de vida sempre muito observadora.Tirava proveito de um simples balbuciar de uma criança, de bobagens ditas por um bêbado,de uma entrevista de um intelectual, de sermões religiosos,enfim,tinha ouvidos acurados e olhos ligeiros,onde percebia os acontecimentos longe do seu entorno! Assim que me tornei professora tivemos muitas conversas aulas, nas quais ela me ensinava a lidar com as crianças. Há 50 anos ela já afirmava que toda criança aprendia o que o mestre llhe ensinava mesmo se tivesse alguma deficiência. Ouvia- a atentamente,mas Relutei,argumentei, até protestei! Mas, ela sempre ficou com a última palavra. Continuei a ouvi-la e prestar muita atenção aos meus 23 pupilos, a maioria com 07 anos completos e alguns a completar até junho daquele ano, que com muita honra me foram colocados na 1ª série. Para eu prepará-los naquela primeira etapa!Não foi tão difícil para mim,pois já havia ministrado aulas como substituta e pelo menos perdera o medo de chegar diante da criançada e não saber como me comportar!No primeiro dia de aula, minha primeira reação foi uma vontade inesperada de convidá-los a cantar assim que me apresentei à turma. Foi um sucesso!Eu, como um palhaço, me contorcendo na frente daquelas crianças, cantando: ”A cutia corre,mas não tem rabinho,quando está contente,mexe com o focinho, etc.Há três noites que não durmo,pois perdi o meu galinho,lá,lá...Assim que parou a cantoria vi naquelas carinhas que começaram a me ver,como amiga,com olhinhos brilhantes, com amor, sem medo,com disposição e, observei, que com eles eu sairia vitoriosa em meu propósito que era ajudá-los na difícil tarefa de alfabetizá-los como ouvira durante o curso de formação.Como ouvimos bobagens em educação!Algumas dessas bobagens é porque muitos professores por um motivo ou outro,para mim ,o pior é por comodismo,pois adoram uma turma de cordeirinhos,todos no mesmo degrau, todos filhos de papai,todos já cursado o pré,todos adestrados para apenas concordar e com direito apenas de solicitar licença para ir ao banheiro e não sair do lugar!Que experiência maravilhosa!A sala de aula se transformou em local que hoje chamo de alfabetizador porque naquela época eu não sabia nomeá-lo,apenas deixei as paredes repletas de cartazes,jornais e revistas usadas, alfabeto maiúsculo,minúsculo,com letra de forma e cursiva e cada dia sempre tomada de surpresa pelos presentes recebidos,como latinas com uma diversidade de plantas! Eu adorava chegar na escola e receber aquela criançada!Muitas vezes fazia chazinho para minimizar dor de barriga e tosse!A merenda era o primeiro passo assim que eu chegava!Eu não tinha preguiça!Incrementava a sopa.Nos primeiros dias de aula já planejamos o local para uma pequena horta para plantar cebolinha,salsinha,couve e um tempero que eu achava mal cheiroso,mas que sabor dava aos pratos! O famoso coentro! Porque para mim, era prioridade a criançada estar alimentada para aprender.Cada criança já estava de posse em sua carteira do seu nome,mas meu desafio foi pedir que cada um fosse ao quadro e desenhasse algo!Que surpresa!Essa vai para o túmulo comigo!Pasmem!O quadro ficou repleto de canoas!Canoas, pessoal! Fui às nuvens!Para mim,comecei ali a alfabetizar Aquelas criaturinhas!Meu coração transbordava de alegria e entusiasmo! As imagens das canoas de diferentes tamanhos e beleza, mas todas canoas!E,eu, mal alfabetizada em desenho,tive que aprender com eles a técnica e o nome dos apetrechos que compõe uma canoa, minha gente!Quando dei com um gancho meio esquisito, questionei apontando o desconhecido. Todos em coro bradaram: ”É a poita, professora”!Pronto! Comecei ali a aprender com eles e vi que nossas trocas de experiências seriam maravilhosas! A poita, conforme afirmaram é um peso que é colocado em um cabo para jogar na água e vai ao fundo para sustentar a canoa em lugar determinado sobre a água. Aquela manhã passou velozmente!Quando me dei conta já estava na hora do recreio. Deus é tão maravilhoso que se somos pessoas desprovidas de preguiça tudo corre para o bem. Enquanto desenhavam eu corria à cozinha para administrar a panela!Preparei uma sopa amarela até bem gostosa. Servi a todos perguntando se queriam o prato cheio ou não e, então, ia servindo conforme o anunciado,para que não houvesse desperdício,porque comida é coisa sagrada e o falatório era de que sobrava tanta comida em alguma escola que alguém esperto engordava porcos,pois as merendeiras não se davam ao luxo de ver o número de alunos presentes a cada dia e colocar os ingredientes à merenda proporcionalmente e, também, a diretoria deixava escapar essa ação,observar na cozinha, o andamento da merenda nas escolas da sede!A merenda deve ser prioridade nas escolas,principalmente nas carentes! Naquela minha escola, um tanto precária não foi impedimento para que eu desenvolvesse meu projeto de ensino. Apenas uma mesa e um banco bem feio para sentar e a louça seria lavada em uma bacia e enxaguada noutra com a água tirada de um poço com um balde!Esse poço feito por um funcionário municipal! Negociamos para que todos lavassem seu prato e a colher enquanto eu lavava o panelão. Imaginem, hoje, cada professor providenciar o preparo da merenda?Meu Deus! Sobrava muito pouco tempo para alguma brincadeira, mas, mesmo assim, pulamos corda! Às dez horas voltamos à sala de aula.Todos desenharam a canoa bem ou mal,mas estava no quadro registrado a canoa de cada um e eu? Teria que demonstrar uma canoa mais bem feita, mas não conseguiria, pois não sou dada ao desenho!Veio-me a ideia de que entre tantas canoas,eles escolheriam a mais bonita!Que ideia genial! Fui salva pelo gongo!Como senti falta do mimeógrafo naquela hora!Lembrei-me dos carimbos!Será que entre eles tem canoa?Mas, eu traria no dia seguinte uma bela canoa para dar início a alfabetização!Pensava lá com meus botões: Ca e na, duas famílias silábicas e as vogais vai ser brincadeira!Naquela manhã, a criançada apenas usou o quadro e o giz.Isto por que eu já sabia que aqueles pupilos tão pequenos,mas tão espertos não estavam ali para eu moldar suas mentes como costumam fazer a maioria dos pais e professores, mas, sim, junto com eles aprendermos a superar situações novas para não moldar aquelas mentes,nem condicioná-las tornado-as libertas e não escravas,mas desde que adentraram na sala onde passaríamos dias e meses em busca de um saber gostoso através de descobertas como aconteceu entre mim e a poita!
Eu estava disposta a ensinar e aprender, esse foi meu desafio porque sempre fui e sou humilde e já aprendi que ninguém sabe tudo!Pobre daquele que pensa que é o suprassumo!O professor que entra na sala de aula se achando,com a ideia de que aquele bando de coitados não sabe nada e que ele, professor terá um grande trabalho para enfiar nas cabecinhas o conhecimento dele,professor,está muito enganado!A criança vai à escola cheia de sonhos e apta a receber conhecimentos, só não acontece por completo se ela tem algum problema de saúde, mas, mesmo assim, ainda há especialistas para quase todos os casos! O papel do mestre é, sem dúvida, abrir caminhos, proporcionar meios para que a aprendizagem ocorra naturalmente!
O maior desafio que enfrentamos é nos colocarmos como se fôssemos detentores do conhecimento, sair dessa ideia de que a criança tem a cabeça vazia e que precisa ser preenchida por nós, que a cabeça dela é um poço a ser atulhado, muitas vezes de asneiras! É preciso, principalmente, entender que o desenvolvimento da vida é um processo natural e não é preciso ditar normas para que tudo transcorra normalmente, apenas por uma condução nas várias e múltiplas necessidades, pois, cada ser vivencia etapas que, muitas vezes os pais e mestres querendo ajudar prejudicam esse andamento natural! Mas que hoje em dia não pode ser mais tolerado em professores que se agarraram a essa bestialidade!O nosso modelo educacional está defasado, pobre, sem futuro,como diria minha mãe!A escola está formando e muito mal um amontoado de cidadãos pobres, sem cosmovisão, sem atitudes, cabrestados, cheios de si,mas se questionados não sabem sequer aplicar algumas regras! São apenas pessoas atreladas a um sistema no qual os homens devem obedecer sem questionar porque se isso acontece logo vem o maldito medo induzido do alto para que toda sociedade seja pacífica e cumpra as regras ditadas, inclusive estão aí,nas escolas as apostilas distribuídas de Norte a Sul,aos quatro cantos do país como se fôssemos um povo único e a nossa diversidade como fica?Certamente alguém ganha milhões com isso, as nossas crianças perdem, pois os conteúdos são nivelados sem diferenciação!Já viram isso em educação?Oh, God!Cheguei à empolgação e não dei continuidade ao processo de como se alfabetiza sem frescura, diria minha mãe!Pois é,sempre com a canoa em pauta até esmiuçar as vogais da palavra “CANOA” e as duas,como se chamava,”famílias silábicas:”Ca e na”.Dali em diante foi como por encanto, alfabetizar!Apenas com essas cinco letrinhas abençoadas,ou fonemas,como queiram, que compõe o vocábulo “canoa”, e me ofertada através do desenho de algo representativo,interessante e de valor para elas, além de ser um meio de transporte usado no local e com grande utilidade para a população! Assim,o meu trabalho de alfabetização como afirmam grande parte dos professores, para mim tornou-se uma brincadeira,pois foi assim que encarei essa tarefa tão importante,gratificante e inesquecível de ensinar a criança de maneira simples a lidar com as demais famílias,compondo e decompondo as palavras, formando as frases,as orações, os períodos, os parágrafos que compõem os textos, por princípio, de maneira infantil e à medida que vamos aprofundando a alfabetização ,as crianças passam a criar histórias mirabolantes porque quem sabe ler e interpretar não apresenta dificuldade na arte de escrever e entender qualquer disciplina que se apresentam nos currículos!Lamentavelmente, isso não está acontecendo nos dias de hoje e se não se fizerem as alterações necessárias ficará ainda pior porque o barateamento do ensino está a cada dia maior!Nossos experts em educação não estão se preocupando com a qualidade, mas com a quantidade que as estatísticas anunciam a fim de que continue o país a figurar entre os mais letrados do Universo! Que gloriosa ilusão!Contudo,não é possível deixar de relatar que se os professores não mudarem seus conceitos,serem um pouco bastante humildes, entrarem na intimidade das crianças para obterem êxito naquilo que estão com o propósito de ensinar nada mudará!Até hoje há uma hierarquia errônea em locais de ensino.O professor que ensina é o suprassumo e o aluno que aprende é burro! Senta-te aqui,aqui é a tua carteira,esse é teu grupo,etc.,Não,ele não é burro,mas,talvez, se bem orientado quando chegar à idade daquele mestre que não evoluiu,certamente estará com muito mais visão do que aquele!Muitos professores ainda estão com a didática do início do século passado e o Mundo e o conhecimento vem atropelando as escolas a tomarem novos rumos e os professores a serem malabaristas,usando muito pouco a cadeira e a mesa, local apenas de serem colocados o livro de registros,as anotações priorizadas daquelas aulas e não local em que muitos professores sentam e levantam quando ouvem o sinal para a próxima aula!Dinamismo e criatividade é uma grande arma,professor!Se o objetivo do alfabetizador é em um determinado período vencer a meta,mas reclama do livro,dos ditames que vêm de cima,nada disso importa!Está vindo de cima porque aqui embaixo não estavam dando conta do recado,por isso a intervenção!Porém não significa desobedecer os ditames, cada um usando os livros, as cartilhas, crie métodos,mas que pelo menos no final de um ano letivo,as crianças estejam lendo, escrevendo,interpretando porque hoje isso não está mais acontecendo na maioria das escolas brasileiras!Não adianta certos pais afirmarem que meu filho está na 4ª série e 5º ano!Vamos acabar com essa palhaçada! Ou é 1ª à 4ª séries,ou 5ª à 8ª séries,(compondo o ensino fundamental.) 1º,2º e 3º colegiais ou( Ensino Médio) pois, essa nova máscara não está valendo nada para melhorar o que está se desmoronando dia a dia nas escolas brasileiras e se não surgirem rapidamente mudanças tudo ficará pior!
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 09/04/2015
Alterado em 16/11/2015


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras