Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"Estar sempre acordado"!

Quão maravilhoso seria podermos estar todo tempo acordado!Desta forma poderíamos nos transformar em maiores gênios!É sabido que todo poeta é artista e todo artista já é parcialmente um poeta!Porém, é necessário intimizar-se, estar sempre acordado a fim de se descobrir e, em se descobrindo,descobrirá o Universo!
o pintor e o músico são quase gênios. Só o poeta, porém, é e deverá ser cada vez em mais vastos círculos o gênio total. Mas, perguntar-se-á: qual é o distintivo específico dessa genialidade? São ainda as formulações filosóficas que nos podem dar as mais explícitas respostas. A primeira é a seguinte: o suicídio. Suicídio, na sua ousada terminologia, significa simplesmente ascese.(A as­ce­se é a prática da renúncia ao prazer ou mesmo a não satisfação de algumas necessidades primárias / é um processo de santificação pessoal / mortificação / Ascese cristã é o esforço que fazemos para domínarmos os nossos sentidos, corrigirmos as nossas más tendências e vivermos um processo de libertação interior. A Igreja propõe aos fieis co­mo algumas das práticas ascéticas, o jejum e a abs­ti­nên­cia, penitenciais, Louvor, Adoração ao Senhor.)(Dicionário Formal)
Não houve, porém, um capricho verbal no uso deste termo designativo da situação suprema que é a morte. A sua escolha audaciosa reflete a vivência, ou melhor, uma das vivências fundamentais que determinou decisivamente a orientação do seu pensamento e da sua existência.
intimizar-se é encontrar-se a si próprio nos objetos e na natureza. Todo aquele que no templo sagrado da Natureza se abeira da deusa para lhe levantar o véu, vê-se com espanto a si próprio. Intimização é descoberta de si e do universo em si próprio, porque o homem é o ressoante microcosmos do macrocosmos. E intimizar-se é desvendar-se integralmente: é iluminação interior pelo espírito, é intensificação do sentir, multiplicação e fecundação do latente. Novalis fala-nos de gestações interiores. É, no fundo, um ideal de lucidez. Também nos fala muito de «acordada vigília! Estar acordado é estar permeado pelo espírito e comandar todos os órgãos potencializando o seu sentir. Só assim o homem sente a onipresença do espírito no universo, e nesse abraço que o confunde como a natureza encontra a alma.
Friedrich Von Hardenberg Novalis
Alemanha
2 Mai 1772 // 25 Mar 1801


 
Maria Augusta da Silva Caliari e pesquisa Google- wikipédia a enciclopédia livre
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 03/06/2015
Alterado em 16/11/2015


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras