Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"Mais de 750 milhões de pessoas sem acesso à água!"

Muito se fala,pouco se faz! A água sempre foi um bem doado pela Natureza em sua totalidade! Os homens fizeram dela um produto até para enriquecimento através dos poços artesianos e muito mais.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) declarou que o acesso a água potável foi uma das maiores conquistas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). No entanto, ainda não é suficiente! A agência da ONU lembrou que, para 748 milhões de pessoas em todo o mundo, conseguir esse bem vital segue representando um desafio.Não concordo com esse número, que  sabemos  é muito mais!Os dados da ONU,nem sempre são fidedignos!
“Desde 1990, a história de acesso a água potável tem sido marcada por enormes avanços, apesar das circunstâncias adversas extremamente difíceis”, disse Sanjay Wijesekera, chefe do programa global de Água, Saneamento e Higiene do Unicef. “Mas há muito por fazer. Água é a essência da vida e, não obstante, quase 750 milhões de pessoas, sobretudo as mais pobres e vulneráveis, ainda hoje são privadas desse direito humano fundamental.”
Cerca de 2,3 bilhões de pessoas obtiveram o acesso a fontes de água potável melhoradas desde 1990. Como resultado, o ODM de reduzir pela metade a porcentagem da população global sem acesso a água potável foi alcançado cinco anos antes do prazo, fixado em 2015. Atualmente só há três países – Moçambique, Papua Nova Guiné e República Democrática do Congo – onde mais da metade da população não tem acesso a água potável.E o Norte e Nordeste brasileiro onde os poços de água barrenta é utilizada por aqueles infelizes?
Porém, apesar desses progressos, ainda persistem disparidades significativas. Dos 748 milhões de pessoas em todo o mundo que ainda não têm acesso a água potável, 90% vivem em zonas rurais e estão sendo deixados à margem dos progressos alcançados por seus países.Certo em alguns pontos, outros balela pura.Nos municípios do interior de São Paulo ainda persiste o esgoto em valas a céu aberto, onde os pobres infelizes caminham dentro delas em busca de rãs para ajudar na alimentação.Não é absurdo?Por outro lado, o povo também é culpado porque não é por falta de ensinamentos que ele não se preocupa em zelar pelos recursos que podem terminar a curto prazo!
Maria Augusta da Silva Caliari e pesquisa no IG-Google
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 20/06/2015
Alterado em 16/11/2015


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras