Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"É possível reverter a situação atual!"

Como reverter esta situação?
A educação brasileira vai de mal a pior!Sempre afirmei e continuo afirmando que a melhoria da educação está nas mãos dos professores. Um ambiente escolar cooperativo foi sempre considerado utópico para a maioria deles!Porém, enquanto não democratizar a escola, a partir de relações de respeito mútuo e reciprocidade que modifiquem a visão sobre o papel que as regras devem exercer no ambiente educacional,onde as relações favoreçam o crescimento intelectual do educando,sem sansões e recompensas e onde o aluno tem possibilidade de fazer escolhas,tomar decisões e expressar-se livremente juntamente com o professor em sala de aula,a fim de que haja realmente, aprendizagem e juntos,professor e alunos apontem caminhos possíveis para minimizar ou até erradicar a famigerada indisciplina de forma racional e segura, só, assim, haverá melhora radical,minha gente!
Não é mais tolerável assistirmos a Mídia relatando casos de ataques pessoais em plena sala de aula entre professor e alunos.Esse local que é tão especial para o aluno crescer intelectualmente, está se transformando em uma mini arena onde se engalfinham alunos/ alunos e alunos/professores!
Não é necessário o aluno temer a autoridade na escola, mas respeitar essa autoridade, assim como ser respeitado. Se o aluno receber de forma correta,sem imposição,as normas que regem a escola, elas serão bem melhor absorvidas e a escola como um todo colocará abaixo a linha dura que faz de conta que educa, faz de conta que ensina e o aluno faz de conta que aprende!Não é invenção minha. As estatísticas comprovam!
Se no quotidiano das pessoas não for prioridade a recíproca tudo funciona parcamente e, em educação, ah, essa se torna um caos!
Reciprocidade, para mim é tudo no convívio humano. Se o aluno solicita auxílio ao professor e é mal atendido, com o tempo, ele perceberá que aquele mestre não é amigo dele e nem gosta dele e, portanto, não haverá uma amizade correspondida e nunca serão bons amigos porque eles não estão em sintonia! Professor amigo do aluno é sucesso na aprendizagem!É assim, minha gente, até no amor!
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 31/08/2015
Alterado em 10/11/2015


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras