Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos



 
"Frase e estilo!"

Em nossa linguagem oral ou escrita temos a frase que é nossa unidade no discurso.Esta unidade é uma criação das pessoas que falam ou escrevem.Porém,surge um problema,o de depreender a contribuição pessoal que carreia a enunciação de uma frase.
Na língua escrita literária,tem-se considerado desde a Antiguidade Clássica, essa contribuição pessoal como o estilo da frase,dependente dos traços psíquicos individuais que aí concorrem porque o estilo é sempre do homem que dependendo da frase dá a sua contribuição.Entretanto,a distinção entre língua e estilo não pode estar a rigor na oposição entre os elementos coletivos e os elementos individuais da frase.O que põe em contraste frase e estilo é a circunstância porque a língua é o sistema linguístico organizado para a função informativa na base de uma representação como produto da vida do homem em sociedade movendo-se exclusivamente num plano intelectual porque temos preferência por certas palavras e locuções que é um dos traços mais nítidos da linguagem de cada um de nós!Cada qual tem seu estilo e compõe suas frases,suas orações, seus parágrafos e unindo-se formam-se os textos peculiares a cada pessoa de forma a atingir àqueles que tomam contato com as produções de diferentes estilos,independentemente de preferências por vocábulos rebuscados ou não!



 
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 10/09/2015
Alterado em 27/04/2019


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras