Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"Diferença entre:frase,oração e período!"

É bom que se entenda o que é frase, oração e período na língua portuguesa.Os estudantes levam algum tempo para entender tal diferença.É muito simples,mas é preciso prestar atenção quando o professor está escrevendo na lousa e falando sobre os exemplos.Os que se interessam, jamais terão dificuldade em expressar-se! Logo, os que estão mexendo no celular e brincando não aprenderão mesmo! Vejam os exemplos de quando usamos uma ou outra para expressar os vários tipos de ideias.

Cuidado!

Vamos!

Aqui não é o lugar certo para falar este tipo de assunto.

Nestes três tipos de enunciados pode-se perceber que há um sentido, uma ideia para transmitir algo.

Cuidado! – Esta frase transmite a ideia de algum perigo.

Vamos! – Dá a ideia de um convite a algo, ir a algum lugar.

Aqui não é o lugar certo para falar este tipo de assunto. – É uma frase com a clara ideia de um alerta para não falar certo assunto em um determinado lugar. Essa explicação está bem detalhada e qualquer pessoa pode entender desde que na idade certa do assunto no Currículo.

Frase- Que é frase? Frase é todo o enunciado que deixa clara a transmissão de uma ideia, de um pensamento, com palavras que não precisam necessariamente ser verbos, pronomes e etc.

Há vários tipos de frases!

Frase verbal: Contem um ou mais verbos.

Ex: A professora corrigiu as provas.

Frase nominal: Não há verbos ou sujeitos.

Ex: Atenção!

Frase de contexto ou situação: São frases onde há fatores extralinguísticos auxiliando o entendimento, mas sem o uso de verbos.

Ex: Atenção pessoal, fogo no andar superior!

Existem outros tipos de frases interessantes:

Frase crichê: São aquelas vindas de provérbios, algumas com teor discriminatório. Ex: Mulher pilotando só se for no fogão.

Frases de expressão idiomática. São aquelas onde se misturam a língua portuguesa com outro idioma. Ex: Ela está muito down hoje.( Ela está muito triste hoje, deprimida.)

Frase coloquial. É aquela dita diariamente pelas pessoas, sem a preocupação da gramática. Ex: Tá certo.(Está certo) To nem aí.Não estou nem aí)

Oração
A oração envolve uma estrutura em volta de um verbo, com sujeito e predicado. Toda oração tem um verbo, podendo fazer sentido sozinha ou necessitando de outra para completar o sentido.

As orações podem ser:

Absolutas: São as frases completas, ou seja, são as frases verbais.

Ex: Trabalhei muito hoje.

Coordenadas: As orações estão juntas num período, mas podem ser separadas sem perder o sentido. Não dependem de uma outra para esclarecer uma ideia.

Ex. Cristo morreu. Ele ressuscitou ao terceiro dia.

São duas orações independentes, possuem sentido próprio.

Subordinadas: As orações dependem sintaticamente uma das outras para dar sentindo.

Ex: Ele se acidentou porque bebeu antes de dirigir.

Período: (Tem início o estudo da síntaxe)
Período tem uma ou mais orações. O período pode ser:

Simples: Possui uma só oração (um só verbo)Período simples,oração absoluta.

Ex: A vovó ofereceu biscoitinhos de polvilho aos seus netos queridos.

Composto: Possui duas ou mais orações (dois ou mais verbos). Os períodos podem possuir orações coordenadas ou subordinadas.(aqui são usadas as conjunções coordenadas e subordinadas)

Ex: Ele me amava (e) me odiava com seu olhar. – Oração coordenada.

Meu namorado quis(que) eu comprasse um relógio. – Oração subordinada

Misto: Possui 3 ou mais orações coordenadas e subordinadas, num mesmo período, com três verbos ou mais.

Ex: Ela chorava( e) (Ela)soluçava nos ombros do amado( que) a socorrera. (duas primeiras são orações coordenadas e a última subordinada).

As orações coordenadas e subordinadas apenas foram citadas para esclarecer os períodos compostos, mas faremos um estudo à parte sobre o assunto.Os alunos do Ensino Médio devem fazer um aprofundamento no assunto,mas não são muito amantes no emprego das conjunções coordenadas e subordinadas em análise sintática, não!
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 12/09/2015
Alterado em 09/11/2015


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras