Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"Dúvidas no emprego de mal ou mau!"

Estes dois vilões também nos pregam peças,inclusive gente fina usa erroneamente estas pequerruchas,porém difíceis palavrinhas,ou vocábulos,como quiser!
Mal é advérbio, antônimo de bem.(antônimo-quer dizer o contrário)
Mau é um adjetivo, antônimo de bom.(adjetivo-é uma qualidade atribuída ao nome.

Exemplo: Ele é um homem mau, só pratica o mal.
Ela é uma pessoa má,só pratica o mal
Pela oposição: Ele é um homem bom, só pratica o bem.
Ela é uma pessoa boa,só pratica o bem
O rapaz é muito mau,jamais será um bom homem.
Quem tem maus pensamentos não é boa companhia.

(Mal- bem; mau- bom)
O adjetivo mau é usado principalmente para indicar algo de má qualidade ou alguém que faz maldades, sendo sinônimo de ruim e malvado. Apresenta ainda diversos outros significados, sendo também sinônimo de nocivo, indelicado, incapaz, incorreto, endiabrado, difícil, indecente, entre outros.

Exemplos:
Ele é um mau funcionário.
Afaste esses maus administradores de sua empresa.
O advérbio mal - é usado, principalmente, para indicar algo feito de forma errada e incorreta, sendo sinônimo de erradamente, incorretamente, insatisfatoriamente, negativamente, indevidamente, entre outros. Mal também é substantivo, podendo significar doença, moléstia, angústia, desgosto, maldade, tudo aquilo que é prejudicial ou nocivo. Mal pode ser ainda uma conjunção temporal, sinônima de assim que.
Exemplos:
Eu preciso descansar porque tenho dormido mal.Não estou bem.
O mal da sociedade moderna é a violência urbanaque não é do bem.
A menina passou mal, por isso demorou a ficar bem para voltar para casa.
Ele tem um mal que o médico não descobriu a origem.
Estou passando mal,meu fígado não está bem.
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 12/09/2015
Alterado em 09/11/2015


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras