Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"Conotação e Denotação!"

Sempre fazia meus alunos entenderem a diferença entre os dois vocábulos:Conotação envolve o coração;denotação- dicionário,ou seja é o que o dicionário explica sobre a palavra.De maneira simples,diria até simplória,mas que funcionava muito bem!Nossa Língua Portuguesa é exuberante,interessante,versátil,criativa e encontra-se em constante evolução.Nossas palavras têm o poder de apresentar uma gama imensa de vocábulos com significados dependendo do contexto e não apenas um significado objetivo e literal.Os significados dependem do contexto em que ocorrem e a vivência e conhecimento das pessoas que usam as palavras.
Exemplos de variação no significado das palavras:
Os domadores conseguiram enjaular a fera. (sentido próprio ou literal)(sentido do dicionário)
Ele ficou uma fera quando soube da notícia. (sentido figurado)Quem ficou uma fera(sentimento do coração de um homem.
Aquela aluna é fera na matemática. (sentido figurado) sabe tudo
As variações nos significados das palavras ocasionam o sentido denotativo (denotação) e o sentido conotativo (conotação) das palavras. O sentido denotativo é também conhecido como sentido próprio ou literal- do dicionário e o sentido conotativo é também conhecido como sentido figuradoou seja: sentido figurado- do coração

Denotação

Uma palavra é usada no sentido denotativo (próprio ou literal) quando apresenta seu significado original, independentemente do contexto frásico em que aparece. Quando se refere ao seu significado mais objetivo e comum, aquele imediatamente reconhecido e muitas vezes associado ao primeiro significado que aparece nos dicionários, sendo o significado mais literal da palavra.

A denotação tem como finalidade informar o receptor da mensagem de forma clara e objetiva, assumindo assim um caráter prático e utilitário. É utilizada em textos informativos, como jornais, regulamentos, manuais de instrução, bulas de medicamentos, textos científicos, entre outros.
Exemplos:
O elefante é um mamífero.
Já li esta página do livro.
A empregada limpou a casa.
Conotação
Uma palavra é usada no sentido conotativo (figurado) quando apresenta diferentes significados, sujeitos a diferentes interpretações, dependendo do contexto frásico em que aparece. Quando se refere a sentidos, associações e ideias que vão além do sentido original da palavra, ampliando sua significação mediante a circunstância em que a mesma é utilizada, assumindo um sentido figurado e simbólico.
A conotação tem como finalidade provocar sentimentos no receptor da mensagem, através da expressividade e afetividade que transmite. É utilizada principalmente numa linguagem poética e na literatura, mas também ocorre em conversas cotidianas, em letras de música, em anúncios publicitários, entre outros.
Exemplos:
Você é o meu sol!
Minha vida é um mar de tristezas.
Você tem um coração de pedra!
Sentido Próprio - é o sentido literal, ou seja, o sentido comum que costumamos dar a uma palavra.
Sentido Figurado - é o sentido "simbólico", "figurado", que podemos dar a uma palavra.
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 12/09/2015
Alterado em 09/11/2015


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras