Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"Pronomes Demonstrativos!"

Pronomes demonstrativos situam alguém ou alguma coisa no tempo, no espaço e no discurso, em relação às próprias pessoas do discurso: quem fala, com quem se fala, de quem se fala. Podem ser invariáveis ou variáveis em gênero (masculino e feminino) e número (plural e singular). Possuem ainda uma finalidade expressiva, reforçando algum termo anteriormente mencionado.

Pronomes demonstrativos variáveis:
1.ª pessoa: este, esta, estes, estas
2.ª pessoa: esse, essa, esses, essas
3.ª pessoa: aquele, aquela, aqueles, aquelas

Pronomes demonstrativos invariáveis:
1.ª pessoa: isto
2.ª pessoa: isso
3.ª pessoa: aquilo


Pronomes demonstrativos combinados com preposições

Os pronomes demonstrativos contraem-se com as preposições (a, em e de.)

Pronomes demonstrativos contraídos com preposições:
Preposição a – àquele, àquela, àqueles, àquelas, àquilo.
Preposição em – neste, nesta, nestes, nestas, nisto, nesse, nessa, nesses, nessas, nisso, naquele, naquela, naqueles, naquelas, naquilo.
Preposição de – deste, desta, destes, destas, disto, desse, dessa, desses, dessas, disso, daquele, daquela, daqueles, daquelas, daquilo.

Exemplos:

Eu moro nesta casa.
Não gosto dessa sua maneira de ser.
Entregue seu teste àquele professor.
Regras de utilização dos pronomes demonstrativos

Este, esta, estes, estas, isto, neste, nesta, nestes, nestas, deste, desta, destes, destas:
Usados quando o que está sendo demonstrado está perto da pessoa que fala ou no tempo presente em relação à pessoa que fala. Usa-se ainda para referir o que vai ser mencionado no discurso.

Exemplos:

Esta caneta aqui é minha.(Esta na mão ou muito perto da pessoa
Este é o ano do meu casamento.
Isto que está acontecendo é horrível!
Isto será explicado mais à frente.
Neste momento não tenho para nada para fazer.
Venha aqui e coloque tudo dentro deste recipiente.

Esse, essa, esses, essas, isso, nesse, nessa, nesses, nessas, desse, dessa, desses, dessas:
(Usados quando o que está sendo demonstrado está longe da pessoa que fala e perto da pessoa a quem se fala ou num tempo passado recente em relação à pessoa que fala. Usa-se ainda para referir o que foi mencionado no discurso.

Exemplos: Eu falando com a outra pessoa sobre o objeto.

Essa caneta aí é sua.
Esse carrinho de bebê que está à mostra já foi ven dido?
Isso que aconteceu foi horrível!
Isso foi explicado na aula passada.
Nesse dia eu estava nervosa porque tinha visto um acidente.
Antes de se ir embora, coloque tudo dentro desse recipiente que está perto de você.
Aquele, aquela, aqueles, aquelas, aquilo, naquele, naquela, naqueles, naquelas, daquele, daquela, daqueles, daquelas:
Usados quando o que está sendo demonstrado está longe da pessoa que fala e da pessoa a quem se fala. Também se usa para referir um passado distante ou para referir algo que foi mencionado com uma grande distância no discurso.

Exemplos: Algo longe das duas pessoas que pode até ser apontado por uma delas.

Aquela caneta ali é dele.
Aquele foi o melhor ano da minha infância.
Aquilo foi o melhor de tudo.
Ela partiu a perna naquele fim de semana que fomos passear ao campo.
Este livro é daquele menino da 6ª série. Você sabe quem ele é?

Este assunto não para por aqui.Mas, por hoje basta.Não é bom confundir a quem já esqueceu o uso dos pronomes demonstrativos,não é?
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 16/09/2015
Alterado em 09/11/2015


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras