Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"Por que temos "Deus seja louvado" em nossas cédulas?"

Se o Brasil é laico, por que temos "Deus seja louvado’"em nossas cédulas? Deve estar,penso eu,Deus tenha piedade de nós, com esssa desvalorização da nossa rélis moeda!
Para isso, precisamos voltar um pouquinho na História. No começo dos anos 80, a população total do Brasil era de cerca de 120 milhões de pessoas. Dessas, 89% pertenciam à religião católica. Apenas 1,6% das pessoas se diziam sem religião, 6,6% eram evangélicas e 3,1% se identificavam com outras crenças. Por isso, não é de se estranhar que a grande maioria da sociedade não se incomodou com a inclusão da frase em nossa moeda em 1986.
Na época, nós tínhamos acabado de adotar o cruzado, e o então presidente da República, José Sarney, solicitou que o Banco Central imprimisse a expressão na nova moeda.(Com tantas prioridades,não é?) Sarney tomou como base outros modelos econômicos, como o dos EUA, que incluía a expressão “In God we trust” (“Em Deus nós acreditamos”) nas notas de dólares.
E o estado laico?
De uns anos para cá, a tal laicidade do Brasil está cada vez mais no centro dos debates. Para os defensores laicistas, o fato de a expressão “Deus seja louvado” estar presente em nossa moeda só demonstra como o nosso país ainda é politicamente ligado à religião.Tudo bobagem!O povo,se questionado nem sabe que esatá bobagem está grafada nas cédulas)
De 1980 até hoje, o espectro religioso mudou. A porcentagem de católicos caiu para 64,6%, de acordo com o censo de 2010 do IBGE. Os evangélicos já representam 22,2% da população, e 5% pertencem a outros credos. O número de pessoas que se dizem sem religião também subiu para 8%.No Estado laico, nenhuma religião deveria interferir em políticas públicas e sociais. Todos os cidadãos deveriam ser tratados igualmente, independente de sua crença. Pura invencionice!No Brasil o homem vale pelo que ostenta!Oficialmente, o Brasil é um país laico, já que a nossa Constituição prevê a liberdade e a igualdade de credos, além do respeito às diferentes manifestações religiosas.O que vemos, entretanto, é um número cada vez maior de religiosos em posições políticas, levando seus dogmas para as discussões e decisões em todas as esferas de poder.
Retirada da expressão
Em 2010, o Ministério Público Federal resolveu “comprar a briga” dos laicistas e solicitou que o Banco Central retirasse a expressão “Deus seja louvado” das cédulas de real como forma de contemplar todas as religiões presentes em nosso país. A iniciativa foi do procurador Jefferson Aparecido Dias, que é católico.Outro retardado que podendo fazer projetos para melhoria da qualidade de vida perdeu tempo com essa bobagem!
A proposta, porém, não vingou. Em 2012, a Justiça Federal negou o pedido do Ministério Público e decidiu que a expressão vai continuar aparecendo em nossa moeda. A juíza Diana Brunstein alegou que a presença do nome de Deus nas cédulas de real não interfere no Estado laico, já que sua simples citação na moeda não induz nenhum indivíduo a adotar qualquer tipo de religião com base no dinheiro.Os pobres diabos sequer têm tempo de ficar analisando as cédulas.Assim que recebem o mísero salário já está todo distribuído para pagar as contas!
O ex-presidente da república José Sarney foi o responsável pela inclusão do termo em nosso dinheiro
Na época, José Sarney, então presidente do Senado, disse que o pedido de retirada do termo era “falta do que fazer”. Ele também afirmou ter “pena” dos ateus. Desde então, o assunto foi praticamente esquecido, já que a relação entre política e religião tem criado outros debates mais urgentes dentro da suposta laicidade do Estado brasileiro.
E você, meus amigo, que acha da presença do nome de Deus em nossa moeda? Acredita que o termo fere as definições de Estado laico? Para mim,o importante é que o nosso venerado e adorado,Jose Sarney não tinha nada de mais importante para criar a fim de melhorar nossa Pátria criou essa m... e o nosso real a cada dia que passa precisa é da proteção de Deus porque daqui a pouco,se a política continuar desse jeito estaremos pagando um bocado de dólares por um kg de carne!
Por que não imprimir em nosso mísero real:Deus tenha piedade de nós?
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 18/09/2015
Alterado em 09/11/2015


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras