Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"A Terra está influenciando no tamanho da Lua!"

a Terra está ajudando a Lua a diminuir
Muito se fala sobre os efeitos que a gravidade da Lua exerce sobre a Terra – principalmente em relação às marés. Mas você sabia que o nosso planeta também influencia a constituição de nosso satélite?
E como lá não existe água, o que a Terra faz é alterar as próprias planícies lunares, fazendo com que o astro diminua pouco a pouco. Mas, calma que ele não vai sumir algum dia. O que acontece é que o núcleo da Lua vem sofrendo um arrefecimento gradual nos últimos milhares de anos. Conforme o nosso satélite vai “esfriando”, a sua crosta vai se tornando um pouco mais linear, algo parecido com o que aconteceu em Mercúrio, em que escarpas se estendem por mais de 10 quilômetros de comprimento e alguns poucos metros de altura.
Superfície lunar ainda está em formação, sofrendo influência da Terra
E a Terra com isso?
O alinhamento dessas escarpas não deveria possuir um “padrão”, por ser o resultado de um movimento que se origina no interior da Lua. Entretanto, é exatamente isso o que vem acontecendo: os pesquisadores encontraram uma regularidade na formação dessas estruturas de falésias. Isso os levou a concluir que algo externo ao satélite estaria influenciando a direção em que essas acomodações lunares ocorrem.
O líder dessa pesquisa, o cientista Thomas Watters, do Museu do Ar e do Espaço, de Washington (EUA), concluiu que a atração gravitacional da Terra é o que está fazendo com que as falésias lunares tenham uma direção específica. Ou seja: assim como a atração gravitacional da Lua influencia nossas marés, a da Terra interfere no relevo lunar.
Os cientistas acreditam que terremotos lunares formam essas escarpas, principalmente quando o satélite está mais afastado do nosso planeta. Nesse momento, a força gravitacional está com maior intensidade, podendo interferir no relevo do satélite. Porém, mais estudos ainda precisam ser feitos para chegar a alguma conclusão sobre esses supostos terremotos.Nós,ainda não sabvemos sequer um décimo de tudo que ocorre neste Mundo Cósmico,minhja gente!
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 18/09/2015
Alterado em 09/11/2015


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras