Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

"Dia da àrvore!" ( I)
21 de setembro: um dia dedicado as árvores!Vamos ensinar as crianças a amar as árvores se não elas não  terão as belezas  do Planeta pór muito tempo!
  É com orgulho que devemos abraçar uma uma árvore,demonstrar nosso afeto,nosso amor e eterna gratidão
No Brasil, o Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro, em função da véspera da primavera. É nesta estação que as árvores ficam repletas de folhas verdes e, em muitas delas, surgem lindas flores.
Elas  melhoram a qualidade do ar, principalmente nas grandes cidades, pois diminuem a poluição! Servem de moradia para diversas espécies de pássaros! As árvores frutíferas fornecem alimentos para os seres humanos e diversas espécies animais! Proporcionam sombra e favorecem a redução da temperatura em praças, parques e etc. Melhoram a umidade do ar, importante nos dias secos!  Evitam a erosão do solo! As árvores deixam as paisagens rural e urbana muito mais belas.
Nesta data, todas pessoas conscientes devem se mobilizar para divulgar amplamente  a necessidade de se cuidar mais e melhor das nossas florestas porque é assim que teremos a preservação delas e dos animais,minha gente! Só assim, teremos melhor qualidade de vida tão amplamente divulgada, apenas no papel! É preciso continuar com  a cultura de preservação ambiental, combatendo a exploração ilegal das árvores presentes nas florestas e nas cidades! É preciso desenvolver projetos de plantio de árvores, especialmente ,as que levam menos tempos para se tornarem adultas!Arborizar as grandes cidades em cada pedacinho de chão livre,especialmente, com árvores frutíferas como acontece em outros países!
Se cada pessoa que tem um pedacinho de  terra plantar uma ÁRVORE,nosso planeta será revigorado,mas se virarem as costas para o problema,em breve futuro nossas crianças não  terão qualidade de vida tão apregoada pelos ambientalistas e o Planeta talvez vai sucumbir pelo mau trato de tudo isso que ganhamos de presente de Deus!
Sabias  desas curiosidades sobre as plantas exóticas?
Algumas espécies exóticas tem as raízes muito bem preparadas para absorver toda a água que conseguirem. Como é o caso do Eucalípto, que absorve tanta água do solo, que este chega a ficar seco. Muitos locais estão com o solo pobre por terem sido invadidos por esta espécie, que muitas vezes é plantada por pessoas que desconhecem este problema.

- O maior erro em se plantar exóticas como Eucalípto e Pinheiros, é que estas espécies crescem muito rápido. Pessoas e empresas que são obrigadas judicialmente a reflorestar, utilizam estas espécies para mostrar o resultado o mais rápido possível. O que muita gente não sabe é que com espécies pioneiras brasileiras, consegue-se este resultado ou mesmo um melhor, tanto em termos de tempo quanto obviamente de qualidade, como é o caso da Embaúba, Monjoleiro e outras.
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 21/09/2015
Alterado em 21/09/2015


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras