Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"Encontros consonantais!"

Relembrando:Nós temos na Língua Portuguesa,as vogais e as consoantes.Assim,a junção de vogais são os encontros vocálicos e a junção das consoantes são os encontros consonantais.
O encontro consonantal ocorre quando duas ou mais consoantes se encontram em uma palavra. Ou melhor, é quando duas ou mais consoantes estão em sequência, sem uma vogal entre elas.
Há dois tipos de encontros consonantais:
São puros ou perfeitos quando ocorrem em uma mesma sílaba: prato (pra-to), palavra (pa-la-vra), psicologia (psi-co-lo-gia), pneumático (pneu-má-ti-co), encontrar (en-con-trar), blusa (blu-sa), atleta (a- tle-ta), Bíblia (Bí-blia), e assim por diante.
São disjuntos ou imperfeitos quando estão em sílabas diferentes, ou seja, quando na divisão de sílabas ficam separados: alcançar (al-can-çar), subsolo (sub-so-lo), advogado (ad-vo-ga-do), aspecto (as -pec-to), apto (ap-to), costa (cos-ta), etc.
Perceba que há uma sequência consonantal perfeita e uma imperfeita no verbo “encontrar”, observe:
Encontrar : eN – Con - TRar = nc (imperfeito) e tr (perfeito)
Há alguns encontros consonantais, tais como: gn, mn, pt, ps, pn, tm, que não são muito comuns: magnético, mnemônica, ruptura, psicólogo, pneu, ritmo. Se estiverem no começo da palavra não se separam, mesmo porque não há meio de um letra ficar sozinha: p-si-có-lo-go, está errado! A letra “p” deve acompanhar a sílaba “si”: psi-có-lo-go.
Mas,observe que o encontro consonantal da palavra “ritmo” se desfaz na divisão silábica porque não está no início da palavra, e sim no meio: rit-mo.
Existe também o encontro consonantal fonético que acontece quando a letra x tem som de ks: maxi, táxi, axila.
Pesquisa"Brasil Escola-Google
Maria Augusta da Silva Caliari e Brasil escola-pesquisa Google
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 28/10/2015


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras