Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"O simbolismo da vassoura!"

Vassoura: Utensílio para varrer (limpar) os aposentos, já bem cedo era considerada mágica e de valor simbólico. A lenda do aprendiz de feiticeiro, que transforma uma vassoura em um aguadeiro e apenas se livra do apuro com a ajuda do seu mestre, conduz a motivos já presentes no antigo Egito e difundidos na Antiguidade. Pitágoras proibiu, segundo antiga crença popular, que se subisse em vassouras. Na festa das almas das antestérias as sombras dos mortos vinham visitar as casas dos homens e eram acolhidos, mas em seguida eram afugentadas ao serem "varridas" com a vassoura. Na antiga China, era inconveniente deixar uma vassoura em câmaras mortuárias, pois o morto poderia retornar sob a forma de alma de cabelos compridos. Também os jogadores tinham medo da vassoura, que poderia "jogar fora a sorte do jogo". Em contraposição, a deusa do templo claro, venerada na época da festa de Ano-Novo, era querida por varrer as nuvens de chuva. Na crença popular europeia, evidentemente se salientava o pensamento da força germinadora, que o açoite da vassoura irradiava. Esses brotos deveriam poder dissipar tempestades, motivo pelo qual "vassouras de bruxas" eram enfiadas nas cumeeiras. Por outro lado, a vassoura era um símbolo e atributo das próprias feiticeiras, que voavam montadas nela para seus legendários sabás nas montanhas, depois de terem se esfregado com o bálsamo de feiticeiras (provavelmente um alterador da consciência). A vassoura entre as pernas das feiticeiras nuas é muitas vezes concebida como símbolo fálico*; eventualmente, também, esbarradouros, bancos ou outros utensílios da casa eram representados como "montarias aéreas". No antigo México havia também uma festa da vassoura e da varredura, denominada Ochpaniztli. Era dedicada à antiga deusa da Terra Teteo-innan, e deveria afastar desgraça e doença. Na iconografia cristã a vassoura é atributo de Santa Marta e de Santa Petronilha, as padroeiras dos empregados domésticos. Existem ainda provérbios e ditos populares que se relacionam com a vassoura, entre outros: Varra cada um à sua porta; Vassoura nova varre bem; Cabelos de vassoura; Magro como uma vassoura, etc.
Vassoura. Utensílio profano, mas também sagrado, utilizado muitas vezes na limpeza simbólica do templo. No sentido negativo: instrumento usado pelas bruxas como montaria (símbolo fálico, visto que ela não conseguiu expulsá-los?).


Aguadeiro. 1.antiquado indivíduo que leva água ao domicílio
Maria Augusta da Silva Caliari e pesquisa Google
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 12/11/2015
Alterado em 16/11/2015


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras