Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"Estudo da teoria gramatical!"

O estudo da teoria gramatical tem a finalidade de levar os alunos a pensar, a raciocinar, a descobrir conceitos novos significativos e psicologicamente motivados, isto é, conceitos que passem realmente a integrar os esquemas prévios do aluno e o auxiliem a entender cada vez melhor o sistema subjacente à sua língua. Esse assunto me fascina porque como simples professora,já entendia que a análise sintática nunca levou a nada.O aluno decorar aquele amontoado de conjunções coordenadas e subordinadas e ainda por cima ser reprovado no bimestre por causa das ditas cujas! Ainda hoje temos mestres que assim procedem!
Os exercícios de análise sintática, com frases soltas, desligadas de contextos pouco contribuem para que o aluno compreenda o real papel daqueles termos no funcionamento da língua,não é verdade?. A Gramática Normativa deve dar lugar a uma forma diferente de tratar o texto e a língua. As aulas de língua materna devem dar prioridade à produção textual, leitura e interpretação de uma vasta variedade de gêneros textuais. Atividades que levem à reflexão são mais eficientes e satisfatórias do que decorar regras, que ditam "erros" e "acertos". Assim, a escola formará alunos capacitados como leitores, e que poderão produzir qualquer tipo de texto.A Mídia vive mostrando que a Gramática Normativa perdeu um bocado a sua expressividade no quotidiano.Basta analisarmos os comentários advindos do famoso ENEM!
Maria Augusta da Silva Caliari e Pesquisa via Google-Internet-dicionário Aurélio
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 16/01/2016


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras