Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"Condillac e a Alma Humana!"

Filósofo francês, nasceu a 30 de setembro de 1715, em Grenoble, e morreu a 30 de agosto de 1780, em Beaugency. Entrou no Seminário de Paris e foi ordenado padre aos 25 anos. Estudou Teologia na Sorbonne. É primo do filósofo D'Alembert. Foi preceptor de Fernando de Parma, neto de Luís XV.
Sobre a alma humana, Condillac, assegura que ela é separada e diferente do corpo e que o corpo é a causa da formação e mudanças ocorridas na alma.
A linguagem é, segundo Condillac, a nossa mais desenvolvida capacidade cognitiva. A linguagem é o elo entre as nossas mais diferentes sensações, pois os signos e símbolos que representam as sensações, quando se ligam entre si, formam a linguagem. A linguagem são os símbolos e signos organizados, de forma mais ou menos lógica, e é através da linguagem que concretizamos de vez o conhecimento.
Uma ciência perfeita, exigiria uma linguagem perfeita, e quanto mais da perfeição se aproximar a linguagem das ciências, mais perfeita e verdadeira será essa ciência. Mas, para que a linguagem da ciência seja perfeita temos que eliminar dela toda ambiguidade!, Em ciência não podem existir segundas interpretações e cada ciência tem que ter uma linguagem própria. Pois, cada ciência tem os seus métodos e objetos de pesquisa próprios. A linguagem matemática é um bom exemplo de linguagem científica, que tem ainda que ser simples, formal, exata e tem que encontrar referencial na realidade.

 
Maria Augusta da Silva Caliari e Pesquisa via Google-Internet
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 07/02/2016


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras