Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

"" A lenda do Embondeiro!""

Li esse vocábulo em uma poesia nesse Recanto,por isso ,estou compartilhando com vocês.Não ouvira,até então, esse nome.Descobri que é uma árvore e muito importante na África.
Não podemos falar de África sem passar por esta árvore tão sagrada para eles: o embondeiro.
O embondeiro faz parte do imaginário coletivo dos nossos irmãos africanos e, em algumas regiões, é considerado o intermediário entre Deus e os homens e venerado como representação de entidades sobrenaturais, sendo amarrado em seus ramos fitas, adereços e ex-votos.
Uma das lendas africanas conta que o embondeiro, por ter inveja das outras árvores, foi castigado pelos deuses, e posto de cabeça para baixo: a copa foi enterrada e as raízes ficaram para cima. Quando se vê um embondeiro fossilizado, compreendemos com facilidade a origem da lenda.
Ainda para mais porque as suas flores, que só aparecem uma vez por ano, têm um cheiro péssimo, como se tivessem saído do interior da terra...
Até o Principezinho de Saint-Exupéry andava extremamente preocupado com os embondeiros:
No planeta do principezinho havia sementes terríveis... eram sementes de embondeiro. O solo do planeta estava infestado delas. E se se der conta de algum embondeiro só demasiado tarde, nunca mais ninguém se vê livre dele. Invade o planeta todo.”
Dizem que ela pode viver milhares de anos
Segundo uma lenda árabe, «o Diabo desenterrou o embondeiro, enfiou os ramos na Terra e deixou as raízes no ar».
E assim vai o mundo... de raízes para o ar!!!
 É verdade mãe aquela árvore é capaz de grandes tristezas. Os mais velhos dizem que o embondeiro, em desespero, se suicida por via das chamas. Sem ninguém pôr fogo.
É enorme.E o largo tronco desproporcionado assenta em raízes grossas que se afundam poderosamente sugando o que será depois folhagem pequena e frutos para usar no caril.Quando se passa parece que se evola do vegetal gigante uma aura tranquila e protectora.Como se nos visse e nos cedesse um mínimo da sua alma de tempo.Os nativos consideram os embondeiros árvores sagradas. Acontece verem-se presos aos troncos rectângulos de pano branco e logo abaixo no chão uma tigela com oferendas - em lembrança de alguém.Não se cortam ramos de embondeiro para a fogueira. Apenas os frutos são colhidos porque no alimento haverá comunhão com a árvore.


 
Maria Augusta da Silva Caliari e Pesquisa via Google-Internet
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 07/02/2016
Alterado em 07/02/2016


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras