Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

hqdefault.jpg


"Gramática e Ortografia!"

Quem nunca sofreu com a ortografia da língua portuguesa? Escrever ,nem sempre é uma tarefa fácil e pode ser ainda pior para quem não tem lá tanta intimidade, com a língua na modalidade escrita. Falar é fácil, difícil mesmo é escrever! Isso, acontece, porque nem sempre escrevemos da maneira como falamos, o que pode provocar algumas falhas, na hora de passar as ideias para o papel. Nada que não possa ser resolvido por meio da leitura e do estudo da língua.
Para livrar-se de uma vez por todas, de alguns erros gramaticais que ninguém deveria cometer,vamos treinar alguns:
1: Mas e mais
A) Ele queria dormir, mas precisava acordar cedo.
B) Ele queria dormir, mais precisava acordar cedo.
C) A palavra mas, quando for uma conjunção, deverá ser empregada para conferir o sentido de oposição, podendo ser substituída por outras conjunções, entre elas, porém, contudo, todavia, entretanto etc.
D) A palavra mais é empregada, principalmente, para conferir ideia de quantidade ou de intensidade, sempre em oposição à palavra menos. Exemplos: Aquele é o vinho mais caro do mercado; Dez mais dez é igual a vinte.
2: Emergir e imergir:
a) O rapaz emergiu ou imergiu das águas?
b) O Titanic imergiu ou emergiu nas águas frias do Oceano Atlântico?
c) Ele foi batizado por imersão ou emersão nas águas?

Você sabe diferenciar os verbos “emergir” e “imergir” e suas variações? Pois, é muito corriqueira a confusão entre um e outro, na hora de decidir pelo uso de um dos dois.

Nas orações acima, por exemplo, um consenso seria praticamente impossível, pois alguns optariam por “emergir” e outros por “imergir”.
Use “emergir” quando quiser dizer que algo surgiu, veio à tona ou quando alguém sair de onde estava mergulhado.
Logo, é certo dizer: O rapaz emergiu das águas! Observe nesta frase que quem emerge, o faz de algum lugar (das águas). No entanto, nem sempre a preposição “de” vai estar presente:
a) Os mergulhadores emergiram depois de algum tempo, pois ficariam sem oxigênio.
b) Aquele banco de areia só emerge quando a maré está baixa.
Era comum há algum tempo o uso da palavra “emergente” para falar de uma classe social que surgia: a das pessoas que ficavam ricas em pouco tempo.(Nossos políticos a maioria tornaram-se emergentes,subiram à custa de falcatruas,não é?)
Use “imergir” quando significar mergulhar, afundar, submergir.
Então, as frases do início do texto, ficariam: O Titanic imergiu nas águas frias do Oceano Atlântico e Ele foi batizado por imersão nas águas!
Note que quem imerge, o faz em algum lugar (nas águas). Contudo, a preposição “em” não é obrigatória:
a) O salva-vidas imergiu e resgatou o menino que estava se afogando.
b) A pedra imerge porque é mais pesada.
Por isso também dizemos que alguém imergiu na bolsa de valores, ou seja, foi a fundo, mergulhou nesse negócio com esperança de lucro rápido!
Se ficar em dúvida e “der branco” na hora de escolher, faça o seguinte: associe imergir com “interno” que também começa com “i”, afinal de contas, quem imerge entra em algum lugar. Ao passo que emergir pode ser associado a “externo” que começa com “e”, uma vez que quem emerge manifesta, expõe, aparece.
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 12/02/2016
Alterado em 28/05/2021


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras