Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"Novas regras ortográficas da Língua Portuguesa!"

 Esperemos que seja útil relembrarmos esse assunto a fim de que nosso português se aperfeiçoe cada vez mais, não é?
O objetivo  é de unificar o idioma, que é falado no Brasil, em Portugal e alguns países africanos, como Angola e Moçambique. O acordo ortográfico já está em vigor desde 2009, sendo que a partir de 2013 as normas antigas foram totalmente abolidas. Em outras palavras, o período de adaptação foi de 4 anos.
As mudanças na Língua Portuguesa representam uma tentativa de fortalecer a o idioma, fazendo como acontece com a língua inglesa, que trabalha com regras unificadas. Para facilitar o seu entendimento, elaboramos um resumo do acordo ortográfico com as regras da nossa nova ortografia.
Grande parte dos brasileiros estudou português durante um bom tempo por meio das regras antigas de ortografia. Desta forma, fica difícil abandonar os velhos hábitos de escrita sem resolver muitos exercícios ou dispor de um conteúdo explicativo completo.
– ALFABETO
Nova Regra: O alfabeto será formado por 26 letras
A) Como era:
As letras “k”, “w” e “y” não são consideradas integrantes do alfabeto
Como ficou com a reforma:
Essas letras serão usadas em unidades de medida, nomes próprios, palavras estrangeiras e outras palavras em geral. Exemplos: km, kg, watt, playground, William, Kafka, kafkiano.
B) TREMA:
Nova regra: Não existirá mais o trema na língua portuguesa. Será mantido apenas em casos de nomes estrangeiros. Exemplo: Muller, mülleriano.
Como era:
Agüentar, conseqüência, cinqüenta, freqüência, tranqüilo, lingüiça, bilíngüe.
Como ficou com a reforma:
Aguentar, consequência, cinquenta, frequência, tranquilo, linguiça, bilíngue.
– ACENTUAÇÃO – DITONGOS “EI” E “OI”
Nova regra: Os ditongos abertos “ei” e “oi” não serão mais acentuados em palavras paroxítonas
Como era:
Assembléia, platéia, idéia, colméia, boléia, Coréia, bóia, paranóia, jibóia, apóio, heróico, paranóico
Como ficou com a reforma:
Assembleia, plateia, ideia, colmeia, boleia, Coreia, boia, paranoia, jiboia, apoio, heroico, paranoico.
Observação: Nos ditongos abertos de palavras oxítonas terminadas em éi, éu e ói e monossílabas o acento continua: herói, constrói, dói, anéis, papéis, troféu, céu, chapéu.
– ACENTUAÇÃO – “I” E “U” FORMANDO HIATO
Nova regra: Não se acentuarão mais “i” e “u” tônicos formando hiato quando vierem depois de ditongo.
Como era:
baiúca, boiúna, feiúra, feiúme, bocaiúva
Como ficou com a reforma:
baiuca, boiuna, feiura, feiume, bocaiuva
Obs. 1: Se a palavra for oxítona e o “i” ou “u” estiverem em posição final o acento permanece: tuiuiú, Piauí.
Obs. 2: Nos demais “i” e “u” tônicos, formando hiato, o acento continua. Exemplo: saúde, saída, gaúcho.

A reforma ortográfica veio com a proposta de unificar a língua.
– HIATO
Nova regra: Os hiatos “oo” e “ee” não serão mais acentuados
Como era:
enjôo, vôo, perdôo, abençôo, povôo, crêem, dêem, lêem, vêem, relêem
Como ficou com a reforma:
enjoo, voo, perdoo, abençoo, povoo, creem, deem, leem, veem, releem
– PALAVRAS HOMÔNIMAS
Nova regra: Não existirá mais o acento diferencial em palavras homônimas (grafia igual, som e sentido diferentes)
Como era:
Pára/para, péla/pela, pêlo/pelo, pêra/pera, pólo/polo
Como ficou com a reforma:
para, pela, pelo, pera, polo
Obs. 1: O acento diferencial ainda permanece no verbo poder (pôde, quando usado no passado) e no verbo pôr (para diferenciar da preposição por).
Obs. 2: É facultativo o uso do acento circunflexo para diferenciar as palavras forma/fôrma. Em alguns casos, o uso do acento deixa a frase mais clara. Exemplo: Qual é a forma da fôrma da torta?
Veja também: Educação: Mudanças Novo Acordo Ortográfico
– HÍFEN – “R” E “S”
Nova regra: O hífen não será mais utilizado em prefixos terminados em vogal seguida de palavras iniciadas com “r” ou “s”. Nesse caso, essas letras deverão ser duplicadas.
Como era:
ante-sala, auto-retrato, anti-social, anti-rugas, arqui-rival, auto-regulamentação, auto-sugestão, contra-senso, contra-regra, contra-senha, extra-regimento, infra-som, ultra-sonografia, semi-real, supra-renal.
Como ficou com a reforma:
antessala, autorretrato, antissocial, antirrugas, arquirrival, autorregulamentação, autossugestão, contrassenso, contrarregra, contrassenha, extrarregimento, infrassom, ultrassonografia, semirreal, suprarrenal.
– HÍFEN – MESMA VOGAL
Nova Regra: O hífen será utilizado quando o prefixo terminar com uma vogal e a segunda palavra começar com a mesma vogal.
Como era:
antiibérico, antiinflamatório, antiinflacionário, antiimperialista, arquiinimigo, arquiirmandade, microondas, microônibus.
Como ficou com a reforma:
anti-ibérico, anti-inflamatório, anti-inflacionário, anti-imperialista, arqui-inimigo, arqui-irmandade, micro-ondas, micro-ônibus.
– HÍFEN – VOGAIS DIFERENTES
Nova regra: O hífen não será utilizado quando o prefixo terminar em vogal diferente da que inicia a segunda palavra.
Como era:
auto-afirmação, auto-ajuda, auto-aprendizagem, auto-escola, auto-estrada, auto-instrução, co-autor, contra-exemplo, contra-indicação, contra-ordem, extra-escolar, extra-oficial, infra-estrutura, intra-ocular, intra-uterino, neo-expressionista, neo-imperialista, semi-aberto, semi-árido, semi-automático
Como ficou com a reforma:
autoafirmação, autoajuda, autoaprendizagem, autoescola, autoestrada, autoinstrução, coautor, contraexemplo, contraindicação, contraordem, extraescolar, extraoficial, infraestrutura, intraocular, intrauterino, neoexpressionista, neoimperialista, semiaberto, semiárido, semiautomático.
Obs.: A regra não se encaixa quando a palavra seguinte iniciar por h: anti-herói, anti-higiênico, extra-humano, semi-herbáceo.
– HÍFEN – MESMA VOGAL
Nova Regra: O hífen será utilizado quando o prefixo terminar com uma vogal e a segunda palavra começar com a mesma vogal.
Como era:
antiibérico, antiinflamatório, antiinflacionário, antiimperialista, arquiinimigo, arquiirmandade, microondas, microônibus.
Como ficou com a reforma:
anti-ibérico, anti-inflamatório, anti-inflacionário, anti-imperialista, arqui-inimigo, arqui-irmandade, micro-ondas, micro-ônibus.
– HÍFEN – VOGAIS DIFERENTES
Nova regra: O hífen não será utilizado quando o prefixo terminar em vogal diferente da que inicia a segunda palavra.
Como era:
auto-afirmação, auto-ajuda, auto-aprendizagem, auto-escola, auto-estrada, auto-instrução, co-autor, contra-exemplo, contra-indicação, contra-ordem, extra-escolar, extra-oficial, infra-estrutura, intra-ocular, intra-uterino, neo-expressionista, neo-imperialista, semi-aberto, semi-árido, semi-automático
Como ficou com a reforma:
autoafirmação, autoajuda, autoaprendizagem, autoescola, autoestrada, autoinstrução, coautor, contraexemplo, contraindicação, contraordem, extraescolar, extraoficial, infraestrutura, intraocular, intrauterino, neoexpressionista, neoimperialista, semiaberto, semiárido, semiautomático.
Obs: A regra não se encaixa quando a palavra seguinte iniciar por h: anti-herói, anti-higiênico, extra-humano, semi-herbáceo.
Maria Augusta da Silva Caliari e pesquisa Google/ Internet
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 23/02/2016


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras