Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


"A criança e o conhecimento!"

O questionamento seguinte vem desde 1971,no Século passado, e de lá para cá a Educação só piorou!Quais são as implicações para a prática pedagógica e quais as principais transformações provocadas, por essa nova compreensão,do processo de aprendizagem da escrita pela criança? A constatação de que as crianças constroem conhecimentos sobre a escrita que o grande Piaget pregava muito antes do que se supunha e de que elas elaboram hipóteses originais na tentativa de compreendê-la amplia as possibilidades da instituição de Educação Infantil enriquecer e dar continuidade a esse processo.Contudo,essa verdade foi varrida para debaixo do tapete porque da forma em que o Mestre pregava,os homens seriam outros hodiernamente!Essa concepção supera a ideia de que é necessário, em determinada idade, instituir classes de alfabetização para ensinar a ler e escrever. Aprender a ler e a escrever fazem parte de um longo processo ligado à participação em práticas sociais de leitura e escrita.Enquanto os envolvidos em Educação não repensarem e se conscientizarem que esse processo tão fácil e ao mesmo tempo penoso, porque a criança sofre na elaboração de hipóteses,mas ao descobrir os meios, ela cresce e se desenvolve em todos sentidos!Aliás é através deles que a criança descobre o Mundo e tudo que Nele existe! Em nossa "Alfabetização não ocorrerá mudanças enquanto não vir abaixo o famigerado ECA e as Leis de Diretrizes e bases da Educação reformuladas!, minha gente!
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 25/02/2016


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras