Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos


Pin em FARMER - Sustainability


 
"Pequeno cafezal!"



Da janela da minha casa,lindos pés de café eu contemplo.Todos verdinhos,carregados de grãozinhos que daqui a pouco mudarão de cor! Do verde para o vermelho,chegando ao marrom! Quando isso acontece,é um milagre da Natureza! parece um milagre que aparece para mexer com os sentimentos,especialmente,a Gratidão! Como pode um pé de café encher uma saca com seus grãos? Grãos de primeira qualidade! Com cheiro de relva que nos traz saudade! Os pássaros São espertos! Além dos ninhos que fazem na copa do pé,ainda dividem conosco as primeiras tiragens! Os grãos vermelhos vão se transformando em marrom e perdendo o docinho que os pássaros apreciam! Devido a minha criação,desde criança,ajudava a mexer com café, algodão e cana de açúcar,sem contar com  a plantação do milho, feijão, mandioca,batata doce,sorgo e aveia e uma  horta repleta de verduras cuidadas com esterco de vacas e de galinhas.Todas  verdinhas,sadias! A Natureza é para mim a Salvação! Hoje,na Cidade,não mexo mais com isso,não! Quanto ao café, acho desperdício,deixar cair no chão,enquanto tantos cristãos não têm em que molhar o pão! As sacas que  colhíamos  eram  levadas a  uma torrefação que  processavam  ficando com a  metade.Ainda demais  para  nós até a  próxima  colheita.Por  isso,  uma porção era  doada a uma Instituição!Todo ano era uma festa!  Vai  começar  a arruação.Talvez,apenas, meus amados mineiros não estranham esse nome, não! Para não derrubar os grãos por parelho,verdes e maduros é feita à seleção:coloca-se debaixo dos pés,uma lona para abarcar a produção sem contato com a Terra. Esses grãos caem sendo recolhidos para secarem ao Sol. Esses, bem sequinhos,torrados e moídos,dizem que é o café mais gostoso do Mundo! Poucos brasileiros têm esse prazer! Sorver essa delícia! O café de primeira é produto de exportação.Fica para o consumo interno, as cascas e os grãos falhados! É desta forma que explicam os poderosos! Já tomaste um cafezinho hoje? Que aroma,que cheiro de café torrado! Um capuccino,está sendo passado! Pretinho,com leite,momento esperado!
Desculpem as incorreções. Não me acostumei a digitar no celular. Vou quebrando o galho. Mil bjs ,meus amados recantistas!
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 10/03/2016
Alterado em 23/01/2021
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras